Rodrygo entrou no segundo tempo e incendiou o Peixe na partida (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O técnico Cuca deixou Rodrygo na reserva na vitória diante do Paraná na noite desse domingo por 2 a 0. Não que o jogador não esteja agradando o treinador, pelo contrário. A opção em não começar a partida com o atleta foi estudada pelo comandante santista, que optou pela joia santista na segunda etapa por motivos estratégicos.

“Hoje eu fecho 37 dias de casa e jogamos 12 partidas. A palavra não é poupar, estamos preservando. Estamos preservando um jogador que não está 100%. Dando um exemplo do Rodrygo, jogou quinta-feira, saiu com câimbra, teve um dia a menos para descansar que o adversário, viagem, tudo isso influencia. Então se você coloca ele desde o começo, talvez você não tivesse ele para ganhar o jogo no segundo tempo. Isso é fazer força de grupo. Como fizemos com Bruno Henrique, que fez também grande uma partida, Yuri…Colocamos 4 ou 5 jogadores renovados fisicamente que deram equilíbrio ao time”, falou Cuca.

Com a entrada de Rodrygo, o Santos ficou mais ofensivo, mas não menos combativo. Além de atacar, Rodrygo também ajudou, e muito, na marcação. Foram com duas roubadas de bola do atacante no meio campo que iniciaram os dois gols santistas na partida. Com Rodrygo, o Santos ficou menos com a bola, mas foi letal. Cuca viu duas equipes na partida contra o Paraná: a do primeiro tempo dominadora, mas com pouco poder ofensivo, e a do segundo tempo com Rodrygo, mortal.

“O primeiro tempo foi um jogo que tivemos a posse de bola, 70%, mas não fizemos dano nenhum ao adversário. Não fizemos por merecer fazer o gol. O Paraná até foi melhor, foi efetivo, criou oportunidade e deu uma bola na trave, até poderia ter entrado, por sorte nossa acabou que não entrou. No segundo tempo abrimos mão do meia técnico (Bryan Ruiz) para colocar um ponta de lança, pois temos trabalhado com Rodrygo e Arthur Gomes para serem polivalentes, não serem apenas jogadores de beirada. O Rodrygo entrou muito bem, participou efetivamente dos gols e de outras bolas, teve a velocidade puxada na bola na trave do Bruno Henrique. A entrada dele abriu um leque para ter mais opções. Fomos mais eficazes e merecemos vencer”, analisou o treinador santista.

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Paraná, o Santos pulou para a oitava posição na tabela do Brasileirão, com 31 pontos. E pela primeira vez o treinador santista terá uma semana inteira para treinar a equipe. O próximo compromisso do Peixe na competição será apenas no domingo, às 16 horas, na Vila. Esse será o primeiro clássico de Cuca dirigindo o Peixe na temporada.