Cuca está de volta ao Santos menos de dois anos depois de sua última passagem pela Vila Belmiro. No retorno, o treinador reencontra como profissional dois garotos que lançou em 2018. Kaio Jorge e Anderson Ceará são duas das principais promessas do Peixe e Cuca falou sobre os dois Meninos da Vila.
“Perfil muda, até atleticamente. Estão evoluindo, dentro de Série A. Kaio Jorge precisa e vai fazer grande campeonato, Ceará vai se firmar. Terão oportunidades. Imaginamos mais de 50 partidas até fevereiro, até meados de dezembro. Vamos usar todo mundo. Todos precisam estar preparados para todo mundo subir de nível”, explicou Cuca, que pretende descobrir novos jogadores na base santista.
“Sei as coisas que podem e devem acontecer ao longo do ano. Estou preparado e faço parte da engrenagem. Junto com torcedor, jogadores, diretoria. De repente vamos vender um ou outro, mas não podemos perder a força. Criar alternativas, descobrir novos jogadores. Vou trabalhar direto, não só aqui, na base”.
Cuca reestreia no Santos já no próximo domingo, quando a equipe recebe o Red Bull Bragantino, às 16 horas, na Vila Belmiro. A partida será a estreia do Peixe no Campeonato Brasileiro.
Ha uma expectativa enorme em torno dos garotos oriundos da base, mas o trabalho do departamento das categorias de base tem sido pífio, tanto é que o Santos FC está todo endividado por ter tido a necessidade de buscar “reforços” do nível de Cleber Reis, Bryan Ruiz, Cueva, Aguillar, Uribe, Venuto… Se na base não tinha nada nesse nível, a coisa tá feia, Por sua vez, os garotos da base fazem pose de craques e tentam tirar tudo o que podem do Santos FC. Não dá para acreditar que o Tailson e o Sandry foram observados pelos grandes da Espanha com essa bolinha que eles mostraram. O Sandry nem tem porte físico para jogar no sub 20. Agentes espertos, plantam notícias e com isso inflam os salários. Os melhorzinhos arranjam algum time do exterior e deixam o Santos FC no vácuo. Os que ficam são peças de “outlet”, com pequenos defeitos de fábrica. Tem muita bijuteria e pouca jóia. Tem toda uma equipe de análise de desempenho e quando chega no fim do processo sobra um Arthur Gomes, eterna promessa, um Vladimir, eterno reserva,