A expulsão de Lucas Veríssimo acabou mudando o rumo da primeira partida das oitavas de final entre Santos e Ceará, jogo disputado na tarde desta quarta-feira na Vila Belmiro. O zagueiro recebeu o cartão vermelho na reta final da primeira etapa e o técnico Cuca falou sobre o impacto da equipe ter que jogar todo o segundo tempo com um jogador a menos.
“Impacto é muito grande porque se perde jogador. É lance interpretativo, não vi ainda. Foi casual, não teve intenção. O que faz o ser humano entender assim é que bate na cabeça e sai sangue. Sangue escorre e parece um ato fortíssimo. Ser humano é movido pela emoção. Não descarto essa hipótese. Comentarista de arbitragem disse que poderia ser cartão amarelo também”.
No lance, Lucas Veríssimo levantou de mais o pé em dividida com Rafael Sóbis, acabou acertando a cabeça do atacante, que ficou sangrado. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães decidiu pela expulsão depois de consultar o VAR. Cuca não se preocupa com o lance e diz que o elenco está centrado.
“Hoje não foi lado emocional, não foi lance emotivo. Foi excesso de força em lance interpretativo. Não preocupa o lado emocional. Jogadores estão bem centrados”.
Sem Veríssimo, o Santos decide a vaga diante do Ceará na próxima quarta-feira. O jogo será no Castelão, às 19h. Quem vencer fica com a vaga, em caso de novo empate, a classificação para as oitavas será decidida nos pênaltis (seja qual for o número de gols no empate).
O Veríssimo lembrou os tempos de quando ele iniciou no time profissional e fazia faltas grotescas, com excesso de força. Lance no meio de campo, jogador só poderia escorar a bola e o Veríssimo fez um lance de artes marciais e quase escalpela o adversário. No mínimo, o jogador foi imprudente. Aquela indefinição quanto a transferência para o exterior parece que bagunçou a cabeça do zagueiro. Noticiaram, recentemente, que o Santos FC (que não tem dinheiro para nada) deu aumento para o Veríssimo e contra o Ceará o zagueiro fez outra partida ruim, no nível de beque de fazenda. A torcida faz uma vaquinha para arrecadar uns trocos para o Santos FC e o zagueiro compromete o avanço do Santos FC para a próxima fase. Cerca de 19 mil torcedores para conseguir arrecadar R$ 1 milhão e uma expulsão que pode ter jogado R$ 3 milhões pela janela. O Veríssimo tem sido um dos pilares do Santos FC, mas sua expulsão não pode ser minimizada como um simples lance interpretativo. O jogador precisa saber que fez besteira.