O Santos tem até às 24 horas desta terça-feira para enviar para a Federação Paulista de Futebol a lista de inscritos para o Paulistão de 2020. O Peixe pode mandar até 26 jogadores para a lista A, além de uma lista com número ilimitados de jogadores das categorias de base.
Como o clube vai inscrever três goleiros, sobram 23 vagas para “jogadores de linha”. Os zagueiros Wagner Leonardo e Alex, o volante Sandry e os atacantes Taílson e Kaio Jorge não contam para a lista A, já que todos eles podem ser inscritos na lista B, de jogadores formados pelo clube.
Em negociação com o San Lorenzo, o meia Cueva deve ficar fora da lista inicial. Nesta segunda-feira, ele sequer participou do jogo-treino secreto comandado pelo técnico Jesualdo Ferreira. O atacante Derlis González também pode ficar fora da lista. Ele ainda tem esperança de ser negociado com o Olimpia, do Paraguai.
O Santos ainda deve reservar quatro vagas para novos reforços (ou para Cueva e Derlis na sequência do ano). Com isso, a lista de opções diminui para 19 nomes.
Nas laterais, três nomes são certos: Pará, Madson e Felipe Jonatan. Na zaga, são quatro confirmados: Felipe Aguilar, Luiz Felipe, Luan Peres e Lucas Veríssimo. Volantes são Alison, Jobson e Diego Pituca. Meias Carlos Sánchez, Evandro e Jean Mota (que é a primeira opção também para Felipe Jonatan na lateral esquerda).
No ataque, Marinho, Eduardo Sasha, Soteldo e Raniel estão garantidos. Nesse caso, Arthur Gomes, Uribe e Lucas Venuto brigariam por duas vagas. Taílson e Kaio Jorge serão inscritos na lista B.
Vale lembrar que o técnico Jesualdo Ferreira já declarou que pretende contar apenas com 21 atletas de linha durante a temporada. O ataque é o setor onde o Peixe conta atualmente com mais jogadores.
A inscrição de novos jogadores na lista poderá ser feita até o dia 6 de março. Ao final da primeira fase, os clubes poderão fazer até quatro trocas na lista inicial.
Esperar para ver o que o Jesualdo vai conseguir fazer com esse elenco. No ano passado já se falava na limitação da qualidade técnica e neste começo de ano não é diferente. Vieram apenas o Raniel e o Madson. E pouco para qualificar o time para as grandes competições que virão. Sem dinheiro, reforços só se aparecer algum negócio de oportunidade, por empréstimo, como aconteceu com o Jorge no ano passado. Há uma grande expectativa em torno dos garotos da base, mas, infelizmente, a safra é fraca e não há nenhum nome que possa dar grande esperança. O Kayo Jorge pode vir a ser um jogador útil, mas não dá para cravar que vá ser o craque do time. Em todos os setores, jogadores apenas medianos. Ainda bem que o paulistinha é um torneio de quatro equipes e um monte de figurantes.