O Santos enfrenta a Universidad Católica nesta quinta-feira (05), às 21h30min, no Estádio Olímpico Atahualpa pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Para a partida, a Conmebol escalou o árbitro boliviano Gery Vargas, de 41 anos e categoria Fifa.
Gery é considerado linha-dura e já esteve envolvido em algumas polêmicas. No ano de 2017, em uma partida entre LDU, do Equador, e Defensor, do Uruguai, ele marcou um pênalti para o time da casa e foi acusado de acertar uma cotovelada em um uruguaio que foi para a reclamação. Além disso, ele é muito conhecido por marcar pênaltis e não poupar os cartões.
Será a segunda partida do Santos que o boliviano apitará na sua carreira. Ele apitou a derrota santista para o Real Garcilaso por 2 a 0, no Peru, na estreia da equipe na Copa Libertadores de 2018.
De acordo com o site TransferMarkt, o árbitro tem 87 jogos na carreira com 434 cartões amarelos aplicado, 15 expulsões por dois cartões, 14 vermelhos diretos e 33 pênaltis marcados. Além de Libertadores e Sul-Americana, Gery apitou duelos eliminatórios da Copa do Mundo, Copa América em 2016, Sul-Americana Sub-20 em 2017 e 2019, Campeonato da Arábia Saudita e da Bolívia.
Gery terá Jose Antelo e Edwar Saavedra como assistentes, também bolivianos assim como o quarto árbitro Ivo Mendez. O equatoriano Bol Juan Albarracin será o assessor local de árbitros e o colombiano Ecu Luzmila o assessor de vídeos.
Juiz boliviano? Ixi…
Tem que ficar de olho nos pés de ratos 🐀pra dispensar em junho ou em dezembro.
Pelo amor de Deus não me venha com Felipe Jonatas morto no meio campo.
E nem o juvenil Pirani eita jogadorzim meia boca, não tem como mandar esse Pirani pro São Paulo eles gostam de juvenis.
E muito pés de 🐀