Braulio apitou a vitória do Santos sobre o Cuiabá (Crédito: Cesar Greco / Palmeiras)

O Santos enfrenta o Athletico-PR neste sábado (04), às 19 horas, na Arena da Baixada pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Para o confronto, a CBF escalou o árbitro Braulio da Silva Machado, de 42 anos e categoria Fifa. Emerson de Almeida Ferreira Será o árbitro de vídeo.

Braulio apitou uma partida do Peixe no Brasileiro nesta temporada até aqui, mas houve polêmica. Apesar da goleada do Alvinegro por 4 a 1 sobre o Cuiabá na Vila Belmiro, o árbitro denunciou o clube no STJD por uma “cusparada” de um torcedor no estádio. Santos será julgado na terça-feira (07), o caso foi incluso no artigo 213 que prevê pena com multa podendo ir de R$ 100 a R$ 100.000.

No ano passado, ele apitou quatro jogos da equipe santista pelo Brasileiro. As derrotas do Peixe para o Flamengo por 4 a 0, na Vila Belmiro, e para o Palmeiras, por 3 a 2, no Allianz Parque. Na ocasião, os dois gols do Peixe foram marcados de pênalti. A vitória sobre o Fluminense, por 2 a 0, na Vila e o empate em 1 a 1 com o Internacional, no Beira-Rio.

No Brasileiro de 2020, o árbitro deu sorte para o Santos. Ele foi o árbitro na vitória do Peixe por 1 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, em jogo em que o Santos entrou com uma equipe alternativa. Também foi sob com o comando de Bráulio que o Peixe venceu o Grêmio por 2 a 1, na Vila Belmiro. Ele foi o VAR na vitória do Peixe contra o Sport, por 4 a 2, novamente em casa.