O árbitro Ricardo Marques Ribeiro apitou o clássico contra o São Paulo no Brasileiro de 2018, na Vila Belmiro (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro será o responsável por comandar a partida entre Santos e Ceará na tarde deste domingo, às 16h, no estádio Castelão, em Fortaleza, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2019. Experiente, Ribeiro apitará pela 18ª vez um jogo do Peixe na competição nacional desde 2008.

Ele será auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza, também da federação mineira. O árbitro de vídeo da partida no Castelão será Emerson de Almeida Ferreira, também de Minas Gerais. O VAR pode ser acionado em lances de gol, pênalti, cartões vermelhos e erro na aplicação dos cartões.

No histórico de partidas apitadas por Ricardo Marques Ribeiro, o Santos venceu 7, empatou 8 e perdeu apenas uma vez, em 2010. Na última vez que apitou um jogo do Peixe, no empate de 2 a 2 com o Internacional, em Porto Alegre, Ribeiro foi bastante criticado pela torcida gaúcha após anular um gol de Leandro Damião minutos após o lance, enquanto esperava um auxílio externo que não veio – o VAR estreou no Brasileiro somente este ano.

A polêmica mais recente de Ribeiro aconteceu no jogo entre São Paulo e Flamengo, no Morumbi, quando ele parece ter feito uma oração enquanto conferia um lance na cabine do VAR na beira do gramado.