Zalazar foi anunciado no Braga (Crédito: Divulgação)

Depois de conversas com o Santos, o meia uruguaio Rodrigo Zalazar foi anunciado no Braga (Portugal). A diretoria santista chegou a fazer uma proposta de 6 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões) pelo jogador do Schalke 04 (Alemanha) e da Seleção Uruguaia e estava otimista pelo desfecho.

“O SC Braga informa ter chegado a acordo com o Schalke 04 para a transferência a título definitivo do jogador Rodrigo Zalazar, por 5 milhões de euros (mecanismo de solidariedade incluído). Internacional uruguaio, o médio de 23 anos assina um contrato válido para as próximas cinco temporadas (até 2028), tendo sido fixada uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros”, publicou o Braga.

Os alemães pediram garantias ao Peixe para o negócio diante do caso do zagueiro Cléber Reis, vendido ao Hamburgo, time do mesmo país. Na época, o Alvinegro não pagou o clube alemão e sofreu um transferban.

Por conta do descrédito do caso, o Schalke preferiu negociar com o clube português que inclusive possui uma parte das ações da QSI (Qatar Sports Investments), fundo que negocia parceria com o Santos. O presidente santista, Andres Rueda, está otimista pelo acordo intermediado pelo pai do atacante Neymar Jr.

Zalazar tem 23 anos e foi revelado pelo Málaga, da Espanha. Na Alemanha, ele passou pelo Eintracht Frankfurt e pelo St Pauli antes de chegar ao Schalke 04, em 2021. No clube atual, ele fez nove gols em 55 partidas. Seu contrato termina em junho de 2026.

O jogador estreou pela Seleção do Uruguai com dois gols na vitória por 4 a 1 sobre a Nicarágua, na partida que marcou a estreia do técnico Marcelo Bielsa no comando da Celeste Olímpica. Antes do Peixe, Rodrigo Zalazar esteve na mira do Vasco e do São Paulo, mas as negociações não avançaram.

A única contratação do Santos anunciada na janela até então é o lateral-esquerdo Dodô, que assinou até dezembro de 2025. Além do atleta, o clube está fechado com o volante Jean Lucas que chega ao Brasil nesta sexta-feira (14) e o atacante argentino Julio Furch. Peixe trabalha para trazer ao menos mais três reforços pedidos pelo técnico Paulo Turra.

Leia também: