O zagueiro João Basso comemorou o gol marcado na vitória do Santos sobre o Vila Nova por 3 a 0, na Vila Viva Nova, pela 35ª rodada da Série B do Brasileiro. O defensor foi titular no jogo do rebaixamento diante do Fortaleza, na mesma Vila, e balançou as redes no jogo que praticamente garantiu o acesso do Peixe à Série A,
“Passa um filme na cabeça. Ano passado foi muito difícil, principalmente para a torcida e para mim também. Esse momento tão delicado da história do clube poder hoje estar aqui, marcando e ajudando a recolocar na Série A. Algo indescritível, sabemos que não temos nada ainda matematicamente. Nossa parte a gente fez. Só agradecer, não consigo nem racionar e expressar as palavras do que estou sentindo. É surreal”, desabafou Basso, com lágrimas nos olhos.
Leia também: Aliviado, Carille admite que é momento de sentar com a diretoria para definir futuro no Santos
Em 2024, ele começou a temporada no ‘Grupo B’ e depois acertou a ‘redução salarial’ com o Alvinegro. No entanto, foi emprestado ao Estoril (Portugal) em que teve dois gols em 14 confrontos. No retorno à Baixada Santista, recebeu sondagens do Athletico-PR, de clubes da Espanha e da Arábia, mas não chegou nenhuma proposta atrativa e foi inscrito para a disputa da Série B.
Desde então, somou dois gols em cinco partidas no Brasileirão. Clube ainda precisa pagar o Arouca (Portugal) pela compra definitiva do zagueiro. João Basso chegou ao Santos em agosto do ano passado, na última janela, e somou 14 partidas pelo clube.
Ele conquistou uma sequência como titular entre agosto, setembro e outubro, mas teve uma lesão de grau 2 no bíceps femoral da coxa esquerda no clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Brasileiro. Depois, ficou de fora dos confrontos retornando no jogo da queda (Fortaleza).
Com contrato até o fim de 2026, João Basso tem 27 anos e foi revelado pelo Paraná, depois se transferiu para Portugal, onde teve passagens pelo Estoril Praia, Real Sport Club e Arouca, em 2019, antes da chegada à Baixada Santista.
foi decisivo em dois jogos nesse e Mirassol merece a titularidade
Bom zagueiro, merecia esse gol, melhor do que uns perebas que tem por lá.
Está fazendo por merecer e está correspondendo nos últimos jogos.
Tem que dar sequência a ele e para o ano que vem e uma boa opção para continuar no grupo visto que o Jair deve ser vendido ao Porto.
Coloca o Jair no bolso tranquilo, cara jogou muito, capaz desse fraco técnico colocar o Jair novamente e voltar com o Serginho novamente, gostaria de ver o otero de armador no lugar do giuliano e um cabeça de área, rincon pode ser, jogar no 3x5x2, mas com esse técnico nunca vai acontecer…
Basso tem boa tecnica e tem muita atitude.
Cansei de ver Gustavo Henrique indo para area nos escanteios a favor do Santos, foram centenas de vezes e exceto 2-3x parecia ser um passeio pro-forma, faltava garra – sangue nos olhos, ia la’ olhava a bola ser cruzada e voltava para zaga.
Basso com bem menos altura, briga mais, ganha mais disputas e decide jogadas.
Que o Jair aprenda algo com ele e nao seja mais um Gustavo Henrique
do jeito que você tá falando parece que o Basso tem dezenas de gols pelo Santos, né kkkkk pelo amor de deus
Basso pouco tem jogado esse ano e quando entrou foi bem só isso…no sábado marcou 1 gol e ganhou outra jogada que cabeceou por cima
Ninguém está falando que é craque apenas relatando um fato sobre atitude, nada mais que isso
Eu que choro com a ruindade dele, rebaixado do caralho, até esses dias não era nem banco e agora quer pagar de herói do acesso. Não f0d4!
Meu caro o Santos foi rebaixado, com uma defesa que tinha Lucas Braga na lateral direita (um cara sem a menor noção de marcação), e Inocencio na esquerda, o miolo de zaga além do Basso tinha Messias e Dodo jogando de bengala e você diz que a culpa foi do Basso??? O time era uma bagunça geral, toma um gol de contra-ataque ridículo e um gol foi foi entregue pelo JP.
Basso não é craque, como Escobar também não é craque, mas são jogadores com mais atitudes que a maioria do elenco, só isso…
TODOS os rebaixados devem ser xotados do clube.
Estão querendo pintar esses bagres que você citou como úteis.
Basso esses dias estava sendo humilhado pelo JEH da PONTE PRETA.
Ah, pera ai… Tem que mandar esse elenco quase todo embora!
Basso, assim como o Escobar não são craques, mas dentro do que temos aqui, vão bem. Jogam com garra, Basso, ainda fez 2 gols e o Escobar um. Quanto ao Jair, teria que ter aproveitado que está jogando com o Gil e aprender. Estamos péssimo de lateral. Hayner vai, vai e não termina uma jogada. JP, alguém disse que era craque e ele acreditou. Não marca bem, cruza mal e leva uns dribles que criança não tomaria. Joga com 3 zagueiros e joga sem lateral direito.
Jogando em casa, contra o Vila Nova, a dupla de zaga Basso e Gil pouco sofreu.
O Basso esta na categoria dos jogadores que “servem para jogar na segunda divisão”, mas o salario é incompativel (assim como o de outros medalhões). Para jogar de titular na serie A, o Basso ja mostrou que não dá. Para ficar na reserva, seria um reserva de luxo..
Se o Santos FC não quiser brincar de ioiô, vai precisar qualificar o elenco. Com Joao Paulo, Basso, Rincon, Bigode, Patrick vai ser muita “sofrencia” na serie A.