O Santos não tem mais chances de se classificar para a Copa do Brasil 2024 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Com a derrota por 3 a 0 para o Fluminense, o Santos está oficialmente fora da Copa do Brasil de 2024. Antes da rodada começar, a situação do Peixe para conquistar uma vaga na competição era a seguinte: vencer todos os jogos até o final do Brasileirão e torcer para o Athletico-PR perder as três restantes.

Os paranaenses ainda nem atuaram nesta rodada, mas como o Santos não conquistou os três pontos, não pode mais alcançar o Athletico, atualmente na última posição que garante vaga para a Copa do Brasil 2024.

O Santos está em 15° lugar, com 43 pontos, e no máximo alcançará 49. O Athletico-PR é o 8°, com 52, e não corre risco de ser ultrapassado pelo Peixe.

A situação do Santos era difícil, pois além de vencer todos os últimos três jogos que restavam e torcer para o Athletico não pontuar mais, ainda teria outras combinações de resultados com clubes que estavam entre as duas equipes na tabela.

Por que o Santos ficará de fora da Copa do Brasil 2024?

A mudança no regulamento aumentou a importância dos campeonatos estaduais, sendo a principal via de classificação. No Paulistão, os cinco melhores times carimbaram suas vagas: Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo.

Os classificados para a Libertadores também ganham uma vaga. Assim, o Palmeiras já está classificado, e o Bragantino também. Confirmada a classificação de ambos, abrirão mais duas vagas pelo Campeonato Paulista, sendo de Corinthians e Botafogo.

O São Paulo ocuparia uma dessas vagas por ser o atual campeão da Copa do Brasil e já está garantido na próxima temporada. Outra vaga abriria se o Corinthians chegasse ao G-6 do Brasileirão, o que matematicamente não será possível. Mesmo que fosse, a próxima vaga não seria do Santos, que teve um desempenho ruim no estadual. Seguindo a classificação do Paulistão, essa vaga seria do Mirassol.

Outra chance para o Santos se classificar seria vencendo a Copa Paulista, onde a equipe estava classificada, mas decidiu não participar. Antigamente, o Peixe participava com um time Sub-23, mas com o fechamento da equipe B desde 2022, a diretoria optou por não inscrever o time na competição.

Em junho deste ano, numa reunião do Conselho Deliberativo (CD), o presidente Andres Rueda expressou confiança de que o Santos seria convidado a disputar a Copa do Brasil de 2024. No entanto, isso é proibido por regulamento, e a CBF já garantiu que não convidará ninguém.

Leia também: