Sampaoli sofreu sua primeira derrota como técnico do Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos viveu uma jornada desastrosa em Itu neste domingo. Depois de impressionar o Brasil inteiro com o bom futebol mostrado nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Paulista, o time dirigido por Jorge Sampaoli foi goleado por 5 a 1 pelo Ituano. A defesa falhou demais, o ataque criou pouca coisa e a catástrofe se concretizou. Foi a primeira derrota do argentino no comando da equipe alvinegra.

As coisas deram errado para o Santos em Itu muito cedo. Com oito minutos de jogo, os donos da casa já venciam por 2 a 0, gols de Morato e Marcos Serrato. A defesa santista cometeu uma sequência de erros e o time acabou sendo duramente castigado pelo adversário.

Era preciso, então, manter a calma e parar de errar, mas não foi o que ocorreu. Em uma cobrança de escanteio, Vanderlei e os zagueiros se perderam e Jonas marcou o terceiro do Ituano. Alguns minutos depois, o time da casa perdeu uma chance claríssima para marcar o quarto. O caos estava instalado no Peixe.

Perto do intervalo, o Santos finalmente passou a controlar o jogo e deveria ter reduzido a desvantagem em uma chance incrível perdida por Derlis González, mas o gol acabou saindo da cabeça de Jean Mota, o surpreendente artilheiro do Paulistão. Surgiu, então, a esperança de uma grande reação na segunda etapa, mas nos acréscimos a defesa alvinegra voltou a falhar e Morato marcou mais uma vez.

No segundo tempo, pouca coisa ocorreu em Itu. O Santos tentou ser agressivo, mas o desânimo e a falta de confiança foram adversários muito difíceis de serem superados. O time da casa teve pouco trabalho para conter o ataque do Peixe.

E, apesar da pouca ação no jogo, a defesa santista voltou a falhar. Aos 18 minutos, o Ituano marcou mais um gol em um cruzamento alto – desta vez, o autor foi o zagueiro Léo Santos. Foi o tento que fechou um placar brutal para uma equipe que, até este domingo, só havia tido alegrias no Paulistão.

FICHA TÉCNICA

Ituano 5 x 1 Santos

Campeonato Paulista – Primeira Fase

Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu
Gols: Morato, aos 7, Marcos Serrato, aos 8, Jonas, aos 19, Jean Mota, aos 41, e Morato, aos 46 minutos do 1º Tempo; Léo Santos, aos 18 minutos do 2º Tempo
Árbitro: Raphael Claus
Cartões amarelos: Martinelli, Paulinho Dias, Derlis González, Luiz Felipe
Renda: R$ 227.695,00
Público: 5.673

Ituano: Pegorari; Jonas, Léo Santos, Ricardo Silva e Peri; Baralhas, Marcos Serrato, Corrêa (Paulinho Dias) e Morato (Gui Mendes); Alemão (Claudinho) e Martinelli. Técnico: Vinicius Bergantin

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz (Luiz Felipe), Gustavo Henrique, Aguilar e Copete; Alison (Yuri Alberto), Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jean Mota; Soteldo (Arthur Gomes) e Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli