Mateus Xavier foi herói do título do Santos (Crédito: BH Foto)

Destaque do Sub-17 do Santos, o atacante Mateus Xavier já soma dois gols no Campeonato Paulista da categoria em duas rodadas disputadas. O camisa 11 já havia sido herói no título da Copa Brasileirinho Sub-16 em março marcando os gols da conquista sobre o Atlético-MG. Ele somou 8 gols em 8 jogos sendo titular na equipe de Elder Campos.

No ano passado, ele já tinha se destacado na conquista do vice-campeonato da Copa Votorantim Sub-15, sendo foi titular nos seis jogos com um gol marcado na competição. No Campeonato Paulista Sub-15, somou 22 partidas e 8 gols marcados.

Grande aposta do Peixe para o futuro, Mateus foi reprovado no primeiro teste no Santos, mas não desistiu de vestir a camisa santista. Natural de Ibicaraí (Bahia), seguiu os passos do pai, que jogava na seleção da cidade. Aos 4 anos, entrou na escolinha Revelação, onde iniciou sua trajetória. Teve passagem pelo projeto Damascena, do professor Betinho, onde disputou um campeonato no interior pelo Canarinhos, sendo eleito o melhor jogador do torneio. O Santos tinha um observador na competição e ele foi chamado para fazer teste.

Aos 9 anos, fez o teste e não foi aprovado. Na sequência, passou por um teste no Fluminense e também não passou. Só cinco anos depois, foi chamado novamente para testes no Peixe depois de disputar um campeonato pelo Canarinhos e foi aprovado. Ponta-esquerda, ele se destacou pela velocidade, drible e finalização no clube desde então.

Nascido em 2007, Mateus tem contrato de formação com o Santos até o final de 2024. No final de junho, quando ele completa 16 anos, poderá assinar seu primeiro vínculo profissional com o clube.

Leia também: