O Santos goleou o Grêmio por 4 a 1, no CT Rei Pelé, pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta terça-feira (11). Os gols do Peixe foram marcados pelos meias Matheus Lima e Bernardo e pelos atacantes Mateus Xavier e Luca Meirelles.
A equipe do técnico Orlando Ribeiro sobe para a segunda colocação, com 16 pontos, somando cinco vitórias, um empate e três derrotas, com 20 gols marcados e 14 sofridos. Os Meninos da Vila venceram o Internacional (F), Ceará (C), Fluminense (C) e Fortaleza, empataram com o Athletico-PR (F) e perderam para o Flamengo (C), América-MG (F) e Atlético-MG (C).
Já o próximo compromisso é pelo estadual da categoria. Peixe volta a campo diante o Santo André nesta sexta-feira (14), às 15 horas, no CT Rei Pelé pela última rodada da primeira fase do Paulista.
O jogo
Nos primeiros 40 segundos de jogo, o Santos já chegou com muito perigo ao ataque. Após a saída do meio, Bernardo arrancou pelo campo ofensivo e passou para Rodrigo Cezar, que tentou finalizar, mas foi travado. A bola saiu em escanteio e, após a cobrança, Diego Borges quase abriu o placar de cabeça, mandando a bola a poucos centímetros do ângulo direito.
O Peixe abriu o placar com nove minutos jogados. Gabriel Bontempo recebeu passe de Kenay invadindo a grande área, pela esquerda. Com toque rasteiro para o meio, o camisa 8 encontrou Matheus Lima livre na grande área. O camisa 7 chegou batendo com firmeza para o fundo das redes.
Logo em seguida, o Peixe pressionava no campo de ataque e Gabriel Bontempo arriscou finalização de fora da área. A batida rasteira, no entanto, acabou saindo à direita da meta. Três minutos depois, o Peixe chegou pela direita do campo ofensivo. Bernardo passou para Kenay, que chegou chutando de trás. A finalização foi firme, na direção do canto direito, mas parou em defesa segura de Cássio.
Com 21 minutos, o Grêmio igualou o marcador com gol de Alysson. Depois de escanteio pela esquerda, a bola parou em bate e rebate na área santista. Bem posicionado, o camisa 7 gremista foi rápido para aproveitar o momento e completar para as redes. Aos 32, Bernardo recebeu passe de Matheus Lima pelo meio do campo ofensivo e arriscou finalização de fora da área. O camisa 10 mandou a bola com força na direção do canto inferior direito e obrigou Cássio a se esticar para fazer grande defesa e desviar para escanteio.
Depois da cobrança, Jair subiu mais que todo mundo para cabecear na grande área, mas mandou nas mãos do goleiro. Já aos 43, Gabriel Bontempo chegou em velocidade pela ponta esquerda e cruzou com força para Matheus Lima, que invadia a área pela direita. O camisa 7 chegou finalizando na direção do ângulo direito e parou em mais uma grande defesa de Cássio.
No último lance da primeira etapa, já nos acréscimos, o Peixe teve escanteio pela esquerda, mas a defesa afastou a bola alçada à área. A bola parou nos pés de Souza e, mesmo de longe, ele bateu com muita força para o gol. A bola subiu um pouco demais e saiu a poucos centímetros do travessão.
Na segunda etapa, com apenas cinco minutos, Gustavo Henrique cruzou pela direita e fez a bola chegar a Souza, que invadia a área pelo outro lado. O lateral chegou chutando de primeira, mas o goleiro fez boa defesa no canto esquerdo, desviando para escanteio. Na cobrança, Bernardo levantou a bola para a área e Diego Borges cabeceou para fora.
Com 13 minutos, Bernardo deu passe espetacular para Gabriel Bontempo que ficou cara a cara com o goleiro, mas foi derrubado em penalidade máxima. Na cobrança, Bernardo bateu com firmeza no canto inferior esquerdo e retomou a vantagem no placar. Dez minutos depois, Rodrigo Cezar bateu falta pela ponta esquerda, cruzando para a área. Ela foi afastada no pé de Bernardo, que emendou finalização rasteira. A bola levou perigo, mas saiu pela linha de fundo.
Aos 28, o Peixe teve falta pela intermediária do campo ofensivo e Bernardo se posicionou para bater. Ele colocou a bola no ângulo esquerdo mas, sem muita força, parou em defesa segura de Cássio. Com 31 minutos, o Peixe fez 3 a 1 com Mateus Xavier. Depois de cobrança de escanteio pela direita, Kenay desviou de cabeça, na direção do canto esquerdo. Bem posicionado, o atacante chegou concluindo com firmeza para superar o goleiro e balançar as redes.
Nos acréscimos, o Peixe transformou a vitória em goleada com tento de Luca Meirelles. Mateus Xavier recebeu a bola pela esquerda e jogou na frente para deixar seu marcador para trás. Com toque para o meio da área, ele encontrou Luca Meirelles. O centroavante deu um corte curto para tirar do goleiro e bateu rasteiro, com firmeza, para o fundo das redes.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 4 X 1 GRÊMIO
Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: terça-feira, 11 de junho de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Gustavo Holanda Souza
Assistentes: Vladimir Nunes da Silva e Veridiana Contiliani Bisco
Cartão amarelo: (SFC) Enzo Monteiro
Gols: (SFC) Matheus Lima, aos 9′ do 1ºT, Bernardo aos 14′, Mateus Xavier, aos 31 e Luca Meirelles, aos 46′ do 2ºT; (GRE) Alysson, aos 21′ do 1ºT
Santos FC: Gustavo Jundi; Gustavo Henrique, Jair, Diego Borges e Souza (Vinícius Lira); Kenay (Lenin), Gabriel Bontempo (Hyan) e Bernardo; Matheus Lima (Mateus Xavier), Rodrigo Cezar (Pedrinho) e Enzo Monteiro (Luca Meirelles). Técnico: Orlando Ribeiro
Grêmio: Cássio; Igor, Athos, Viery (Pedro Gabriel) e José Guilherme; Zortéa (Hiago), Kaick (Artur Júnior) e Cheron (Lian); Alysson, Riquelme (Leandro) e Guga (Pedro). Técnico: Airton Fagundes
REGULAMENTO
São 20 clubes participantes (os vinte melhores colocados do Ranking Nacional de Clubes da CBF). Em grupo único, as equipes se enfrentam em turno único. Após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. A melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda enfrenta a sétima e assim por diante.
Nas quartas de final e semifinal, jogo único. Já a grande final com ida e volta. No mata-mata, as melhores campanhas são mandantes no jogo único e em caso de final decide em casa.
Veja os resultados do Santos no Brasileiro Sub-20:
- Internacional 2 x 3 Santos – Felipe Laurindo (P), Enzo Monteiro e Mateus Xavier
- Santos 5 x 2 Ceará – Miguelito (3), Enzo Monteiro e Hyan
- Athletico-PR 1 x 1 Santos – Mateus Xavier
- Santos 1 x 3 Flamengo – Mateus Xavier
- Santos 3 x 1 Fluminense – Felipe Laurindo, Miguelito e Gustavo Henrique
- Fortaleza 0 x 2 Santos – Bernardo e Diego Borges
- América-MG 2 x 0 Santos
- Santos 1 x 2 Atlético-MG – Matheus Lima
- Santos 4 x 1 Grêmio – Matheus Lima, Bernardo (P), Luca Meirelles e Mateus Xavier
Leia também:
Tem que observar bem o Bontempo e o Bernardo jogadores bons
E me pareceu que o Diego Borges é mais preparado que o Samuel
Também tive a mesma impressão destes 3 jogadores.
Mais tem que desde já da força física desde a base.
Esse papo de força física é furado, Miguelito jogou pela Bolívia contra o México e foi o melhor do time, Carille, Gallo,Marcelo, são todos incompetentes, o Santos é uma confraria de amigos, pensei que ia mudar, mas nada mudou.
Concordo plenamente, estão dando muita ênfase em força física e a habilidade e criatividade sempre de lado.
Bernardo, Bontempo, Hyan e Rodrigo Cezar são meias de boa movimentação e passes verticais, coisa que falta no time principal do Santos FC. Mesmo que não tenham a condição física que o coordenador Gallo entenda necessária, devem conseguir correr mais do que o Morellos, Patrick, Cazares , Otero e Giuliano, de modo que deveriam ficar como opções de banco para oxigenar o time no segundo tempo.
O Enzo Monteiro teve um desempenho bem apagado. O centroavante foi substituído pelo Luca Meireles que mal entrou e já balançou a rede.
Uma coisa estranha acontece nesse time sub 20: o Matheus Lima não comemora os gols dos companheiros. Os jogadores foram cumprimentá-lo quando ele fez o primeiro gol, mas, nos outros gols, o baixinho ignorou o jogador que fez o gol.
Foi bom ver que o Jair, o Bernardo e o Hyan estão recuperados.
Bernardo é de fato o jogador de maior potencial na base, muito melhor do que a lenda urbana Miguelito. Teria que existir, mas no amadorismo do Santos duvido que exista, um cuidado especial para investigar as razões de suas recorrentes contusões. É um meia raro no futebol atual. Ainda não tem condições de jogar no profissional, como nenhum sub 20 do Santos tem hoje, mas bem preparado pode estar no elenco de 2025. PS: a carência do santista é tamanha que muita gente delira e acha que jogar no sub 20 é a mesma coisa que enfrentar profissionais do outro lado.
Tem que ter condicionamento físico sim e físico, não halterofilista, olha o Endrick, inclusive praticava may Tay fitnes. Ganhou um jogo e já são todos bons…. sempre assim, caramba.
Só um débil mental pra achar que Nonato, Cazares e Otero são melhores que Bontempo, Bernardo e Miguelito. E o centroavante que o Santos procura está no sub 20. #Luca Meirelesjá. Rodrigo Cézar como joga esse moleque.
Exato, só o mafioso, mentiroso e enrolador pra contratar jogadores velhos e fora de forma. Falta raça e vontade pra esses jogadores de bosta