A temporada ainda não chegou ao fim, mas o ano de 2020 já acabou. Apesar do ano conturbado, especialmente na política, o torcedor santista tem motivos para comemorar algumas conquistas de ano.

O DIÁRIO DO PEIXE elenco os cinco principais acertos do clube no ano. Confira:

Arzul, Ketlen e Cristiane no muro do CT Rei Pelé

Ketlen foi homenageada com imagem no CT (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A diretoria santista inovou e resolveu colocar outros profissionais no muro do CT Rei Pelé, além dos jogadores do masculino. O preparador goleiro Arzul, com mais de 20 anos de clube e responsável por revelar nomes como Rafael Cabral, Vladimir, John e João Paulo foi um desses profissionais.

Conheça o canal do Diário do Peixe no Youtube! Clique aqui.
Siga o Diário do Peixe no Twitter e no Instagram!

As Sereias da Vila também começaram a ganhar espaço no muro do CT. Ketlen Wiggers, maior artilheira da história da equipe, com mais de 100 gols, foi a primeira homenageada. Já no final da temporada, a atacante Cristiane, bicampeã da Libertadores com as Sereias, também foi comunicada que ganhará sua pintura no muro.

Voto online

Andres Rueda presidente Santos

Rueda votou de forma online (Crédito: Divulgação)

Desejo antigo dos associados santistas, o voto online virou realidade na eleição de 2020. Andrés Rueda foi eleito presidente com 3.936 dos 8.249 votos dos sócios do Peixe. Uma votação recorde, justamente pela plataforma virtual.

A votação foi histórica pela quantidade e pelos muitos torcedores que estão longe de Santos que puderam exercer o direito ao voto. Os sócios votaram de 25 Estados e do Distrito Federal. A única unidade da Federação sem votos na eleição foi Pernambuco.

A eleição também teve seis votos de sócios com cidade de cadastro em outros países: Sintra (Portugal), Orlando (Estados Unidos), Toronto e East Gwillimbury (Canadá), Dublin (Irlanda) e Edimburgo (Escócia).

Aprovação da parceira com a WTorre no Conselho

Projeto foi apresentado este ano (Crédito: Reprodução)

Outro grande sonho dos torcedores santistas também parece cada vez mais perto de sair do papel. Foi aprovada, no Conselho Deliberativo, a parceria com a WTorre, mais um grande passo para o Nova Vila Belmiro. O projeto seguirá em estudos durante 2021.

A Nova Vila faz parte de um projeto de Fundo de Investimento Imobiliário que a WTorre está estruturando ao lado do BTG Pactual. Além da Vila, o Fundo teria o Allianz Parque, o novo São Januário, a Arena da Ponte Preta e outros dois estádios.

O projeto sofreu uma perda, com a morte de Walter Torre. Santista fanático, ele conduziu pessoalmente as negociações com o Santos pela nova Vila Belmiro, participando inclusive de reunião do Conselho Deliberativo. Ele faleceu no começo de dezembro, aos 64 anos, vítima de parada cardiorrespiratória.

Impeachment de Peres

Rollo e Peres estavam rachados desde 2018 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O ano de 2020 também foi agitado politicamente. Eleito em 2017, José Carlos Peres enfrentou sua segunda assembleia de impeachment e acabou afastado definitivamente do Santos no dia 22 de novembro.

Na assembleia, os sócios mostraram todo seu descontentamento com a gestão de Peres, que foi derrotado nas urnas por uma larga margem. O resultado final apontou 1005 votos a favor do impeachment e 69 votos contrários ao pedido.

Peres já estava afastado desde o final de setembro, quando o Conselho Deliberativo (CD) aprovou o parecer da Comissão de Inquérito e Sindicância apontando várias irregularidades na sua gestão.

Uso da base

Ângelo

Ângelo já estreou como profissional do Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A tradicional base do Peixe foi ainda mais importante neste ano de 2020. Com maratona de jogos, surto de Covid-19 e a proibição de contratar por conta do bloqueio na Fifa fez com que o técnico Cuca precisasse utilizar inúmeros jogadores da base. Foram 20 na temporada.

Nomes como John, João Paulo, Wagner Leonardo, Alex Nascimento, Derick, Fernando Pileggi, Vinícius Balieiro, Guilherme Nunes, Sandry, Lucas Lourenço, Ivonei, Kaio Jorge, Arthur Gomes, Marcos Leonardo, Bruno Marques, Tailson, Renyer e Ângelo. Além de Anderson Ceará e Yuri Alberto, que já não estão no clube.

Ângelo inclusive entrou para a história do clube. Na sua estreia, com 15 anos, ele se tornou o segundo atleta mais jovem na história a vestir a camisa do Peixe, ficando atrás apenas do lendário Coutinho.