Diógenes jogará o torneio de Aspirantes (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O goleiro Diógenes e os volantes João Victor ‘Balão’ e Kevin Malthus devem reforçar o Sub-20 do Santos na disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O arqueiro renovou recentemente com o clube até o fim de 2026, mas treina com o elenco profissional e não atua. Será a oportunidade de minutagem, assim como para os meio-campistas que estão treinando entre os ‘afastados’ do ‘Grupo B’.

Entre os ‘renegados’, o Peixe ainda tem outros garotos que possuem idade para atuar no torneio e, assim, estarei na “vitrine”. Os times que vão disputar o Brasileiro de Aspirantes podem inscrever atletas de forma ilimitada, nascidos a partir de 2001.

Com execeção do lateral Dodô, é o caso de outros seis atletas sem futuro definido, como os volantes Rafael Moreira e Matheus Nunes, o meia Ed Carlos e os atacantes Victor Michell, Fernandinho e Andrey, que possuem idade dentro do regulamento. Com dificuldade para definir futuro e encontrar mercado aos jogadores, o time de Aspirantes pode servir de vitrine.

A equipe do técnico Orlando Ribeiro será responsável pela gestão do torneio, uma vez que o Sub-23 foi ‘extinto’ do Peixe. No Grupo B, o Alvinegro está do lado de Goiás, Vila Nova, Cuiabá, Juventude, Criciúma, Red Bull Bragantino e Mirassol. Os Meninos da Vila têm estreia prevista para o fim do mês diante do Cuiabá, fora de casa.

Quem são os destaques dos Aspirantes?

Diógenes foi contratado pelo Santos em 2020, teve destaque na base e até indisciplina no principal. O contrato do goleiro era válido até o fim do ano, mas foi renovado por mais duas temporadas. A ideia é que ele possa ter minutagem na reta final da Série B, quando o acesso já tiver encaminhado, para que possam analisar o rendimento do goleiro.

Já Kevin está no Peixe desde o Sub-10, veio como destaque da base e chegou a estrear pelo profissional, inclusive marcando gol em Libertadores, mas duas lesões de LCA fizeram com que o garoto perdesse espaço no clube. Atualmente, treina junto com os ‘afastados’ do clube e, para manter a forma, contratou scout particular.

Destaque na base, Balão não teve sequência para engrenar no profissional (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Balão chegou ao Alvinegro em 2021, se destacou na base sendo camisa 10 em Copinha e capitão do time. Participou dos treinos do profissional, mas depois que estourou a idade para a base foi colocado no ‘Grupo B’.

Leia também: Marcelo Teixeira afirma que terceiro uniforme do Santos foi aprovado na gestão passada

Regulamento

Atuam os 16 clubes do Ranking da CBF (adaptado). As equipes são divididas em dois grupos (A e B) que possuem oito times em cada chave. O Peixe está no Grupo B enquanto o Grupo A é composto por CRB, Vitória, Fortaleza, Atlético-MG, Sport, Botafogo, Fluminense e Vasco.

Na primeira fase, os grupos se enfrentam em turno único e, após as sete rodadas, os quatro melhores colocados de cada chave avançam para as quartas de final.

Nas quartas, o primeiro colocado do Grupo A pega o quarta melhor campanha do Grupo B, o segundo melhor colocado do A enfrenta o terceiro melhor do B e assim por diante.

Todos os duelos de mata-mata acontecem em jogo único e todas as disputas estão previstas para o mês de novembro. As quartas estão previstas para o dia 10, as semifinais para o dia 17 e a grande final para o dia 24.

Veja a tabela do Santos no Brasileiro de Aspirantes:

  • 25 ou 26/09: Cuiabá x Santos
  • 05 ou 10/07: Santos x Red Bull Bragantino
  • 09 ou 10/10: Criciúma x Santos
  • 13 ou 14/10: Goiás x Santos
  • 20 ou 21/10: Santos x Juventude
  • 26 ou 28/10: Mirassol x Santos
  • 03 ou 04/11: Santos x Vila Nova