Derrubar os processos que o Santos tem na Fifa era o principal objetivo de Orlando Rollo quando assumiu a presidência do clube. Apesar de ter resolvido a pendência com o Hamburgo, casos com o Huachipato e Atlético Nacional seguem sendo problemas para o clube.
De saída do Peixe, Rollo explicou as situações desses casos no momento.
“O Atlético Nacional já aceitou a derrubada do tranfer ban com esse pagamento. Devemos ter isso nos primeiros dias de janeiro, já com a negociação encaminhada. Com o Huachipato existem pendências no acordo, já que estamos de mãos atadas (pela aprovação do Conselho). Eles fizeram novas exigências”, falou Rollo, que complementou:
“Conversei com o Rueda. A partir do dia 1º eles vão ter muito mais liberdade para negociar. Acredito que no primeiro mês consigam resolver essa situação. O novo Conselho Gestor já está atuando nas questões macro”.
No caso Soteldo, o Santos chegou a acertar a devolução dos direitos econômicos do atleta ao Huachipato, em negociação que ia derrubar o processo na Fifa. Depois de aprovada a proposta no Conselho Deliberativo, os chilenos fizeram novas exigências, o que travou o negócio.
Quanto ao Atlético Nacional, Rollo pretendia usar o dinheiro arrecadado na Virada Santista (vaquinha virtual) para conseguir a retirada do processo. O Santos arrecadou pouco mais de R$ 1 milhão e deve cerca de R$ 7 milhões. As negociações seguem em andamento.
Uma pena que a vaquinha que começou a todo vapor, depois que a torcida ficou meio desconfiado, desmotivada, teve final melancólico. O presidente nem deu satisfação à torcida de como o dinheiro arrecadado foi gasto . Isso é ruim porque dificilmente vai ter uma próxima vez. O lado positivo das dívidas é que alguns jogadores da base que dificilmente teriam oportunidades, como o Balieiro e o Bruno Marques, estão tendo alguns minutos em campo. Se não houvesse o bloqueio por causa das dívidas, o Cuca teria conseguido trazer o Kaiser, o Elias, o Ze Welisson.. Jogadores caros, que não seriam soluções, como é o caso do Laércio (pelo desespero do Cuca com a possível venda do Veríssimo, já deu para perceber que o Laércio é só para compor o banco).