Zagueiro tem contrato com o Santos até 31 de janeiro de 2020 (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Uma mudança na legislação esportiva trava a renovação de contrato do zagueiro Gustavo Henrique com o Santos. Pelo contrato atual do jogador, o Peixe tem apenas 55% dos direitos econômicos do jogador enquanto o seu empresário tem os outros 45%.

No entanto, desde maio de 2015, a Fifa proíbe a participação de terceiros nos direitos econômicos de atletas de futebol. Com isso, pelo novo contrato, o Santos deveria ter 100% dos direitos sobre o zagueiro ou ele ficar com o percentual que hoje pertence ao empresário.

O agente já demonstrou interesse em vender sua participação ao clube, mas a negociação não interessa ao Santos. Segundo o presidente José Carlos, Gustavo Henrique já tem um acordo sobre salários com o Peixe.

“Temos um acordo. O problema é essa questão (dos direitos). Com o novo contrato, caem os 45% do empresário, mas tenho que pagar. Nem sei quanto vale. O empresário quer ganhar agora. Será que vai esperar três ou quatro anos?”, afirmou o presidente após a reunião do Conselho nesta segunda, citando uma possível venda futura do jogador.

Titular absoluto na equipe de Jorge Sampaoli, o zagueiro Gustavo Henrique tem contrato até 31 de janeiro de 2020. A partir do dia 1º de agosto ele pode assinar um pré-contrato com qualquer clube e deixar o Santos de graça.