Santos e Palmeiras fizeram a final da Copa LIbertadores no dia 20 de janeiro de 2021 (Crédito: Divulgação)

No dia 30 de janeiro de 2021, Santos e Palmeiras se enfrentaram na final da Copa Libertadores de 2020, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em uma partida bastante equilibrada, decidida com um gol de Breno Lopes nos minutos finais do segundo tempo, o time de São Paulo levou a melhor e conquistou a América.

Se a decisão teve um desempenho próximo entre as equipes, Santos e Palmeiras se distanciaram demais desde então. No Campeonato Paulista, enquanto o Palmeiras chegou no último jogo disputando o título (foi vice em 2021 e campeão em 2022), o Santos chegou nas duas últimas partidas (da primeira fase) precisando da vitória para escapar do rebaixamento.

Neste ano, mesmo com um jogo a menos, o Palmeiras já tem dois pontos a mais que o Peixe. Apenas somando a pontuação da fase de grupos da competição, o time paulistano fez 26 pontos a mais que o Santos.

No Campeonato Brasileiro, a diferença foi ainda maior. Em 2021 e 2022, o Palmeiras conquistou um título e foi terceiro colocado no outro ano. O Santos foi 10º e 12º. No total, o Peixe fez 50 pontos a menos que o rival na competição.

Além de conquistar o Paulistão e o Brasileirão de 2022, o Palmeiras conquistou a Libertadores novamente em 2021, a Recopa em 2022 e a Supercopa em 2023, ao vencer o Flamengo no último sábado. Já o Santos sofreu eliminações vexatórias diante do Corinthians na Copa do Brasil e do Desportivo Táchira na Copa Sul-Americana.

No próximo sábado, Santos e Palmeiras se reencontram pelo Paulistão. Do lado verde, o mesmo técnico da final da Libertadores, Abel Ferreira, estará sentado no banco de reservas. Do lado santista, Odair Hellmann será o sexto técnico diferente no banco de reservas no clássico, com uma missão que Marcelo Fernandes, Fernando Diniz, Fábio Carille, Fabian Bustos (duas vezes) e Orlando Ribeirão não conseguiriam atingir: o Peixe perdeu todos os seis confrontos contra o rival após a decisão da Libertadores de 2020.

O Palmeiras ainda tem no elenco oito dos 11 titulares na final de janeiro de 2021 enquanto o Santos tem apenas três: Felipe Jonatan, Sandry e Soteldo. João Paulo, Vladimir, Vinícius Balieiro e Lucas Braga, do elenco atual, ficaram no banco de reservas na decisão.

Leia também: