No dia 30 de janeiro de 2021, Santos e Palmeiras se enfrentaram na final da Copa Libertadores de 2020, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em uma partida bastante equilibrada, decidida com um gol de Breno Lopes nos minutos finais do segundo tempo, o time de São Paulo levou a melhor e conquistou a América.
Se a decisão teve um desempenho próximo entre as equipes, Santos e Palmeiras se distanciaram demais desde então. No Campeonato Paulista, enquanto o Palmeiras chegou no último jogo disputando o título (foi vice em 2021 e campeão em 2022), o Santos chegou nas duas últimas partidas (da primeira fase) precisando da vitória para escapar do rebaixamento.
Neste ano, mesmo com um jogo a menos, o Palmeiras já tem dois pontos a mais que o Peixe. Apenas somando a pontuação da fase de grupos da competição, o time paulistano fez 26 pontos a mais que o Santos.
No Campeonato Brasileiro, a diferença foi ainda maior. Em 2021 e 2022, o Palmeiras conquistou um título e foi terceiro colocado no outro ano. O Santos foi 10º e 12º. No total, o Peixe fez 50 pontos a menos que o rival na competição.
Além de conquistar o Paulistão e o Brasileirão de 2022, o Palmeiras conquistou a Libertadores novamente em 2021, a Recopa em 2022 e a Supercopa em 2023, ao vencer o Flamengo no último sábado. Já o Santos sofreu eliminações vexatórias diante do Corinthians na Copa do Brasil e do Desportivo Táchira na Copa Sul-Americana.
No próximo sábado, Santos e Palmeiras se reencontram pelo Paulistão. Do lado verde, o mesmo técnico da final da Libertadores, Abel Ferreira, estará sentado no banco de reservas. Do lado santista, Odair Hellmann será o sexto técnico diferente no banco de reservas no clássico, com uma missão que Marcelo Fernandes, Fernando Diniz, Fábio Carille, Fabian Bustos (duas vezes) e Orlando Ribeirão não conseguiriam atingir: o Peixe perdeu todos os seis confrontos contra o rival após a decisão da Libertadores de 2020.
O Palmeiras ainda tem no elenco oito dos 11 titulares na final de janeiro de 2021 enquanto o Santos tem apenas três: Felipe Jonatan, Sandry e Soteldo. João Paulo, Vladimir, Vinícius Balieiro e Lucas Braga, do elenco atual, ficaram no banco de reservas na decisão.
Leia também:
Naquela época tinha presidente que entendia de futebol, agora não tem
Se o Santos não tiver um messenas ou virar uma SAF, essa distância aumentará ainda mais nos próximos anos
Distancia ??????…Santos desapareceu !!!
Iremos desaparecer no cenário futebolistico… Lusinha pode nos aguardar…logo logo
Excelente matéria. São provas inquestionáveis da incompetência avassaladora da atual gestão, todavia, argumentos insuficientes para tirar do sono profundo as hienas ruedenses e trazê-las para o mundo real.
Verdade meu amigo. Quanta saudade do MT, Odilio, Modesto, Peres, Rollo
Rejeitar o péssimo não significa se conformar com o ruim. Pensei que vc fosse capaz de entender o óbvio. Infelizmente, os fatos apresentados na matéria não são suficientes para abrir os olhos dos fanáticos e dos cegos de ofício que você tão bem representa.
Para entender o cenário atual, basta analisar a gestão dos dois clubes nos anos que antecederam essa final.
Os porkis tiveram um presidente que “emprestou” centenas de milhões do prório bolso, e que inclusive já recebeu esse montante emprestado do clube
Em paralelo no Santos os presidentes foram na direção “contrária”, sumiram com milhões, quebraram o clube e chegou um “tonto” que está pagando a conta.
Matéria bastante esclarecedora. Não importa muito se um clube tem um patrocinador maior ou menor por trás. Importa mesmo é como utilizam-se estes recursos. LAOR (não confundir com Odílio) pegou uma terra tão arrasada quanto. Contudo, diferentemente do atual presidente:
– Obteve mais patrocínios certeiros;
– Repatriou um jogador importantíssimo por meio de um projeto fantástico utilizando a mesma receita que o alvinegro da capital utilizou com o Ronaldo Fenômeno;
– Segurou joias do clube por meio de um plano de carreira e estruturas de marketing (para quem não lembra, o salário do Neymar era em torno de R$ 1,5 milhão e o Santos pagava apenas R$ 150 mil. O restante vinha por meio de marketing e projetos);
– Não se chorava para a mídia o tempo todo;
– Era muito presente, diferentemente do omisso presidente atual;
– Modernizou nossas estruturas;
– Reduziu dívidas de maneira ainda melhor que o atual presidente sem abandonar o futebol, ganhando títulos importantíssimos na nossa história, além de aumentar as receitas exponencialmente;
– O Santos era respeitado. Era o time a ser batido no Brasil e nas Américas;
– Pensava grande. Só não tirou o estádio do papel porque adoeceu antes, licenciando-se;
– Trouxe Dorival e Murici Ramalho, técnicos de ponta;
– Cobrava os jogadores com ou sem títulos. O Santos ganhava de 8 x 0, 9 x 1 de times de menor expressão, coisa que hoje é difícil e até perdemos de maneira vexatória;
– Os rivais temiam o Santos e, com a atual gestão, o clube é motivo de chacota.
Conclui-se, por meio desta comparação, que o Rueda tem seus méritos, mas utilizou muito mal os recursos já escassos do clube. Comprar jogadores baratos qualquer um faz. LAOR otimizou a utilização dos recursos obtendo o maior benefício possível pelo menor valor possível, conceito conhecido como custo-benefício, coisa que o Rueda parece desconhecer.
Enfim, na próxima eleição, já sei para quem vai o meu voto. O Santos pode mais.
Só para complementar o LAOR vendeu muito bem o Neymar, foi uma transação extremamente transparente, o clube recebeu centenas de milhões de euros, inclusive ele pagou todos os tributos devidos (vide a venda do Kaike), e não fomos processado em nenhum momento em função dessa transação.
Essa foi a cereja do bolo da administração do Laor, que apesar dos pesares não foi ruim, mas não foi perfeita
Engraçado que eu sempre coloco “não confundir com Odílio”. Contudo, sempre há aqueles que fazem vista grossa. Laor estava na “bola oito”, como diz a expressão, com vários problemas de saúde. Vendeu o Neymar pelo que deu levando em conta o tempo de contrato que ele tinha. Fora isso, quais as ações que podemos atribuir a ele após meados de 2013? O resto foi o Odílio, meu caro.
Excelente comentário, laor foi um ótimo presidente
Bons tempos!
Apenas pra termos noção de como o Rueda gasta mal o pouco que tem, a grana que ele investiu no Zénócego, por exemplo, ele poderia investir no Pituca e já trazia o cara agora, nem que fosse um pouco mais caro, mas com o contrato por lá acabando e o jogador querendo voltar, seria uma contratação de ganho técnico e até psicológico, de um jogador que a torcida gosta e confia, para um setor absolutamente carente do time, e a contratação não foi feita.
Vi em outros sites que depois que voltou da lesão o Lucas Verissimo poderia ser emprestado pelo Benfica pois perdeu espaço no time, outra contratação que poderia ser ao menos tentada, ao invés disso, ouço por ai que ele pretende renovar com o Maicon.
Renovação com o Camacho absolutamente inexplicável.
Na condução do futebol, realmente o Rueda é um absoluto desastre!
Matetia perfeita para os urubus.
Matéria não recomendada para idiotas fanáticos que enxergam os fatos com o olho cego.
Só para complementar as façanhas do LAOR, ele foi extremamente “transparente” na venda do Neymar,
basta constatar o quanto dessa transação que ficou com o clube,
Também pagou todos os impostos referentes a mesma(Vide bloqueio da Venda do Kaike) e os processos
subsequente em que o clube teve que se defender.
Apesar dos pesares na minha opinião, LAOR fez um bom trabalho, mas longe de ter sido perfeito…
Fora a venda do Neymar, que ou vendia por aquilo ou sairia de graça em 2014, as “façanhas” citadas foram obras do nefasto Odílio. Laor teve vários problemas de saúde, se licenciou e morreu dois anos depois.
Matéria ilustra bem a mentalidade, esportiva de um clube. Enquanto o outro sai do quase rebaixamento em 2014, “Ajudado pelo Santos a se livrar” um presidente pois a mão no bolso e mudou a história e rumos do clube, alavancou patrocínio jamais visto e, hoje empilha taças, enquanto nós empilhamos vexames. 11 jogos seguidos não ganhamos dos caras. Enquanto lá, existe um time sem craques, mais um time com mentalidade vencedora e caras que se doam em campo, aqui temos “Projetos” de jogadores, queimando etapas e status de “CRACK”, Essa escrita errada de modo a representar o que eles são. O Santos é um mar de desilusão, terra arrasada, com meia dúzias de saudosistas, que se ancoram em mística, camisa, raios, alçapão e etc. Vejam vcs, depois do Rodrygo, qual foi a última venda do santosfc? Até isso, já refletiu no mercado, há um grupo que fala que o SFC, vende fusca com valor de Ferrari, e isso já faz as vendas minguar. Santos é um clube que hoje, não é da prateleira de cima, e isso é deprimente. Um lunático, que prometeu sofrer 02 anos e no 03 anos, iríamos colher os frutos. Só que não, pois, além de ser mentiroso, é centralizador, inconsequente e não tem ideia do que fazer. Acredita em um elenco fracassado, que ja passou pelas mãos de 08 técnicos, e nunca responderam tecnicamente. Esse Andres rueda, é um inútil esportivamente, e fez sim, deixarmos de ser relevante futebolisticamente. Agora, nós resta assistir o hj, principal rival, junto com o time da Globo lixo do Rio de Janeiro, combinarem quais campeonatos 01 ganha e qual fica para o outro. Meu filho de 14 anos, já me disse com dor no coração que, não irá passar a raiva que eu passo. Eu como pai, e amor incondicional por ele, disse que ele tem que ser feliz, e não se prenda só para me agradar. Filho, vai ser Feliz pois com esse time, eu não lhe garanto felicidade.
Agnaldo estou na msm situação com a minha filha!
LAOR…
Só para complementar as façanhas do LAOR, ele foi extremamente “transparente” na venda do Neymar,
basta constatar o quanto dessa transação que ficou com o clube,
Também pagou todos os impostos referentes a essa transação(Vide bloqueio da Venda do Kaike) e os processos
subsequente em que o clube teve que se defender.
Apesar dos pesares na minha opinião, LAOR fez um bom trabalho, mas longe de ter sido perfeito….
Fora a venda do Neymar, que ou vendia por aquilo ou sairia de graça em 2014, as “façanhas” citadas foram obras do nefasto Odílio. Laor teve vários problemas de saúde, se licenciou e morreu dois anos depois.
O pior é ver nos comentários que existem torcedores que acham a gestão do Rueda boa.