Jogo entre Botafogo x Santos está sendo investigado pelo Ministério Público (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Dois jogos do Santos estão sob investigação na Operação Penalidade Máxima II, promovida pelo Ministério Público de Goiás, que apura manipulação de resultados em partidas do Campeonato Brasileiro: Santos 1 x 1 Avaí, no dia 5 de novembro de 2022, e Botafogo 3 x 0 Santos, no dia 10 de novembro de 2022.

No primeiro jogo, um jogador do Santos teria sido aliciado para tomar cartão amarelo. O Ministério Público não deixou claro se a proposta foi aceita. Nesse jogo, o zagueiro Luiz Felipe e os volantes Rodrigo Fernández e Vinícius Zanocelo receberam cartão amarelo.

No segundo jogo, um jogador teria sido aliciado para tomar cartão vermelho. O Ministério Público não deixou claro se a proposta foi aceita. Nesta partida, o zagueiro Eduardo Bauermann recebeu cartão vermelho após o apito final.

Segundo o MP, o grupo criminoso cooptava jogadores com ofertas que variavam entre R$ 50 mil e R$ 100 mil para que cometessem lances específicos nos jogos, como um número determinado de faltas, levar cartão amarelo, garantir um número específico de escanteios para um dos lados e até atuar para a derrota do próprio time.

Além dos dois jogos do Santos, estão sob investigação as partidas entre Red Bull Bragantino 1 x 4 América-MG, Goiás x Juventude e Cuiabá x Palmeiras.