Yusupha Njie chegou a ser relacionado uma vez pelo Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Há dois meses atrás, no dia 2 de setembro, o Santos anuciava o atacante Yusupha Njie. Até hoje o gambiano aguarda a estreia pelo clube. O Diário do Peixe trouxe a primeira matéria falando do interesse do Peixe no jogador africano no dia 30 de julho. Ele ainda demorou para chegar ao Brasil pois estava em busca do visto e resolvendo questões burocráticas no dia 13 de agosto.

Dez dias depois, veio à Baixada Santista e realizou exames. Porém, foi anunciado como contratação do Alvinegro no dia 2 de setembro e apresentado em coletiva no dia 4 de setembro. Com dificuldades com a língua, chegou a revelar que não conversava muito com o elenco e tinha exceção com o meia Giuliano, que fala inglês.

Mais ‘quieto’ foi flagrado ‘isolado’ em alguns momentos na academia em imagens da Santos TV e torcedores resgataram momento em que ele foi ignorado pelo atacante Guilherme na comemoração do gol contra a Chapecoense. Já o técnico Fábio Carille quando questionado sobre a falta de minutagem ao Njie falou sobre adaptação e busca por maior intensidade nos treinos.

Yusupha marcou dois gols em jogos-treino do Santos. Na vitória sobre o Água Santa por 3 a 0, no dia 10 de setembro, e na vitória sobre o EC São Bernardo também por 3 a 0, no dia 2 de outubro, ambos no CT Rei Pelé. Desde quando chegou, o time teve 10 rodadas da Série B e ele só foi relacionado na derrota para a Chape por 3 a 2, na Arena Condá, pela 32ª rodada, no dia 16 de outubro.

Não foi relacionado diante do Brusque (Arena Joinville), América-MG (Vila), Botafogo-SP (Santa Cruz), Novorizontino (Vila), Operário-PR (Vila), Goiás (Serrinha), Mirassol (Vila), Ceará (Vila) e Ituano (Novelli Júnior). Mais uma vez, não foi relacionado e está fora do jogo contra o Vila Nova neste sábado (02), às 16h30min, na Vila, que pode encaminhar o acesso.

Njie veio com contrato de empréstimo do do Al-Markhiya (Qatar) até 30 de junho de 2025. No dia 3 de janeiro, vai completar 31 anos.

HISTÓRICO

Yusupha iniciou a carreira profissional no Real de Banjul (Gâmb) em 2014. Rapidamente, ele foi transferido para o FUS Rabat (Marrocos) até 2017. Depois, desembarcou no Boavista (Portugal) em que foi destaque por seis temporadas e sendo convocado para a Seleção de Gâmbia.

Ao todo, disputou 109 partidas e marcou 36 gols pelo time português. Ano passado, o atacante foi vendido ao Al-Markhiya, marcando 10 gols e anotando quatro assistências em 26 partidas.