Os atacantes Ângelo e Marcos Leonardo, do Santos, foram convocados pelo técnico Ramon Menezes para a disputa do Torneio Sul-Americano Sub-20 2023. A campeonato será realizado na Colômbia entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro, com sedes ainda não definidas pela organização.
A delegação brasileira se apresenta no dia 5 de janeiro. Com isso, os jogadores vão desfalcar o Santos no início do Campeonato Paulista, previsto para o dia 15 de janeiro. Se a Seleção Brasileira chegar até a final do Sul-Americano, a dupla perderá as oito primeiras rodadas da competição.
Marcos Leonardo e Ângelo foram titulares absolutos do Alvinegro nesta temporada. O centroavante foi o artilheiro da equipe, com 21 gols em 55 jogos, enquanto Ângelo fez 44 jogos, com 2 gols marcados. A dupla sempre foi destaque e promessa desde as categorias de base do Peixe e recebem consultas de equipes da Europa frequentemente.
Aos 19 anos, Marcos Leonardo tem contrato com o Santos até o final de 2026. A multa rescisória do jogador está em 100 milhões de euros (cerca de R$ 610 milhões) e o Santos tem 100% dos direitos do jovem atleta. Ao todo pelo clube, ele possui 117 jogos e 33 gols.
Já Ângelo com apenas 17 anos tem vínculo até 10 de dezembro de 2024. Ele é o atleta mais novo a marcar um gol na história da Libertadores, aos 16 anos, três meses e 16 dias, contra o San Lorenzo, na vitória por 3 a 1, fora de casa. E entre os brasileiros, ele é o atleta mais novo a atuar na competição, com 16 anos, 2 meses e 16 dias, no triunfo contra o Deportivo Lara por 2 a 1, no dia 9 de março de 2021.
Além disso, é o segundo mais jovem a estrear com a camisa do Santos em toda a história, com 15 anos, 10 meses e quatro dias, no jogo diante do Fluminense, realizado no dia 25 de outubro de 2020. Ele ultrapassou o Rei Pelé, que carregava essa marca desde 1956. O primeiro da lista é o eterno ídolo Coutinho. Ao todo pelo Peixe, ele tem 95 jogos e 3 gols.
Leia também:
Antes que comecem as críticas sobre suposta inação da diretoria diante dos desfalques, vai a pergunta matadora: os jogadores querem ir? Lógico que querem ir para qualquer seleção brasileira. É palco para transferência para a Europa, sonho de TODOS eles. Experimente se o Santos se recusar a cedê-los (não sei se pode legalmente). Vai comprar uma briga com os moleques. O futebol hoje funciona assim, gostemos ou não. E não vai mudar.
Mas está errado, isso independente do presidente pois tds tiveram que ceder jogadores, lembro que santos perdeu libertadores por causa de convocações da CBF, bom eu acho errado mas como disse não vai mudar
Sempre a mesma palhaçada, isso será eterno, qdo o futebol brasileiro for sério o que duvido muito, nunca será, irá paralisar qualquer competição quando algum jogador for convocado.
Mas eles cagam e andam para os clubes, tiram o que os clubes tem de melhor, no caso do Santos, os mais ou menos e dane-se. Claro que todos os jogadores querem ir pois poucos valorizam os clubes que defendem, raros são torcedores,o negócio e o $$$ e tchau.
Quem tem Angulo e J.Julio não tem desfalque………JESUS ACENDE A LUZ.
Sem nervosismo… é só o artilheiro do time e o outro que tem o maior número de assistências . O campeonato paulista na primeira fase tem 12 jogos e os caras vão ficar 8 jogos longe. É motivo de alarde? Claro que é…já deveriam pedir a liberação dos dois. A seleção sub 20 deveria contar com jogadores que estão no sub 20 e não no time profissional.
Ou contratar reforços urgentes. Cadê o meia armador…tão atrás de um argentino que fez 34 jogos.. pouquíssimos gols e quase nenhuma assistencia… p