Santos vai enfrentar o São Paulo, campeão da Copa do Brasil, na Vila Belmiro (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Com a goleada sofrida diante do Internacional no último domingo, o Santos se manteve na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Peixe está na 18ª colocação, com 30 pontos ganhos, e precisa de mais 15 para escapar da Série B de acordo com matemáticos.

Para conseguir chegar aos 45 pontos, o Santos pode contar com o famoso “efeito ressaca”. Nas últimas dez rodadas, a equipe vai enfrentar quatro times que podem já ter conquistado títulos na temporada.

Na 34ª rodada, o Santos recebe o São Paulo, dia 12 de novembro, na Vila Belmiro. Campeão da Copa do Brasil, o clube do Morumbi já está classificado para a Copa Libertadores de 2024 e provavelmente já estará livre da disputa contra o rebaixamento (atualmente está na 10ª colocação, com 38 pontos ganhos). Ou seja, fará um jogo apenas para cumprir tabela.

Na 35ª rodada, ainda em data a ser definida, o Santos vai enfrentar o Botafogo, no Rio de Janeiro. O clube carioca lidera a competição, com sete pontos de vantagem sobre o Red Bull Bragantino e nove sobre o Flamengo. Pode ter já conquistado o título brasileiro no confronto contra o Peixe (ou ser o jogo do título).

Na rodada seguinte, o adversário santista na Vila Belmiro será o Fluminense, que disputa a final da Copa Libertadores contra o Boca Juniors no dia 4 de novembro. Mais uma vez, em caso de título, o time carioca já terá garantido uma vaga da Libertadores de 2024, o confronto contra o Peixe será apenas para cumprir tabela, já que a equipe não corre risco de rebaixamento (é o nono colocado, com 42 pontos ganhos).

Na última rodada, o Peixe recebe também na Vila Belmiro o Fortaleza, que disputa neste final de semana o título da Copa Sul-Americana diante da LDU, do Equador. O título daria ao Fortaleza a vaga na Copa Libertadores de 2024. Assim, seria mais um time a cumprir tabela diante do Santos, já que não corre risco de rebaixamento (é o oitavo colocado, com 42 pontos ganhos).

No entanto, se Fortaleza e Fluminense não conquistarem os títulos sul-americanos, os confrontos contra o Santos podem ser fundamentais para os dois clubes na disputa por vaga na Copa Libertadores de 2024.

Leia também: 

https://www.diariodopeixe.com.br/news/com-soteldo-descansado-santos-inicia-preparacao-para-enfrentar-o-coritiba/