Elder Campos teve troca de experiência na CBF (Crédito: Arquivo pessoal)

O técnico Elder Campos comentou sobre a experiência que viveu na CBF durante os dias 23 a 31 de agosto em que participou da comissão técnica da entidade no período de treinos da Seleção Brasileira Sub-16, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). O convite ao treinador do Sub-17 do Santos partiu de Dudu Patetuci.

“Foi uma experiência maravilhosa conhecer a estrutura da Granja e os processos da Seleção, que naturalmente são diferentes da rotina dos clubes. Retorno ao Santos me sentindo mais qualificado como profissional e só tenho a agradecer ao Dudu pelo convite, além dos demais integrantes da comissão, funcionários e gestores da CBF e aos atletas pela forma com que fui acolhido”, declarou.

De volta ao Santos, Elder Campos retoma o comando do Sub-17 – que ficou com Fabrício Monte durante o período – e já inicia a preparação contra o Mirassol no sábado (07), às 11 horas, no CT Rei Pelé, pela quarta rodada e returno da terceira fase do Campeonato Paulista da categoria. Além disso, já conhece a data das quartas de final contra o Cruzeiro pelo Brasileiro.

“Estamos entrando no momento decisivo dos dois principais campeonatos da temporada e agora é foco total nos treinos e no estudo de nossos adversários. Gostaria também de enaltecer o trabalho realizado pelo amigo Fabrício Monte, que comandou o elenco durante o período em que estive com a Seleção”, concluiu.

Elder Campos participou da comissão técnica da Seleção Sub-16 (Crédito: Arquivo pessoal)

Leia também: CBF detalha duelo entre Santos e Cruzeiro pelas quartas de final do Brasileiro Sub-17

Elder Campos assumiu o Sub-17 do clube em março de 2022. Ele chegou no Santos na gestão de transição de Orlando Rollo em outubro de 2020 e comandou o time no Brasileiro Sub-17 de 2021. O Peixe não avançou para a fase de mata-mata e terminou em sexto do Grupo B, com 4 vitórias e 5 derrotas somando 11 gols marcados e 17 sofridos.

Logo depois da eliminação, Elder foi recolocado como auxiliar técnico na categoria Sub-20 com Rodrigo Chipp como treinador. Chipp foi demitido e Thiago Macedo Lima assumiu a categoria. Ele tirou o Santos da lanterna do Brasileiro e fez uma boa campanha no Paulista, mas acabou parando nas quartas para o Palmeiras.

No entanto, em dezembro, Thiago Lima recebeu férias e Elder Campos assumiu o Sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Santos perdeu a final para o Palmeiras e foi vice-campeão da Copinha 2022. Então, o Peixe acertou com Orlando Ribeiro, que estava no Sub-17 do Palmeiras.

Depois, Elder retornou como técnico na categoria Sub-17. Nesta temporada, pelo Brasileiro, já está classificado e soma 6 vitórias e 1 derrota, além de 20 gols marcados e 7 sofridos. Já pelo estadual, foram teve 9 vitórias e 1 empate, com 41 gols marcados e 3 sofridos na primeira fase. Já na segunda fase, foram 5 vitórias e 1 derrota, com 17 gols marcados e 2 sofridos.

Nesta terceira fase, iniciou vencendo o Comercial. O técnico Fabrício Monte comandou o time no empate com o Desportivo Brasil e na vitória sobre o Mirassol. Elder retorna com o returno da terceira fase do Paulista e as quartas de final do torneio nacional contra o Cruzeiro.