Evento promovido pela Federação Paulista visa dar mais fluência ao jogo (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Como de costume, o Santos treinou em dois períodos nesta quarta-feira no CT Rei Pelé. Os trabalhos pela manhã e pela tarde já se tornaram rotina desde a chegada do técnico Jorge Sampaoli. No entanto, além das atividades e entre as duas, o elenco do Peixe ainda assistiu a uma palestra sobre arbitragem nesta quarta.

O evento é promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e tem como objetivo a modernização da arbitragem paulista. Este caminho, trilhado com treinos teóricos e práticos por parte dos árbitros, visa gerar aos juízes uma melhor compreensão de jogo, levando os árbitros a estudarem os perfis comportamentais dos times e dos jogadores a cada partida. Segundo o instrutor do curso e palestrantes, Roberto Peressi, o pilar da modernização é a fluência do jogo.

“O que a gente pretende é fazer um futebol limpo, um jogo bem jogado, com um árbitro compreendendo e interpretando melhor os contatos físicos, entradas, e a necessidade de punição para os dois lados caso seja necessário. Queremos que o árbitro faça uma gestão da partida em todos os aspectos” disse Roberto Perassi, que também é vice-presidente da comissão de arbitragem da FPF.

Após a palestra, o goleiro Vladimir, que ainda vive indefinição sobre seu futuro no Santos dada a procura do Peixe por um goleiro que saiba jogar com os pés, destacou a importância da atividade.

“Essas palestras são superimportantes porque se trata de uma competição de peso. O Paulista é um dos estaduais mais fortes do país. Assistir a este conteúdo faz diferença para termos um bom relacionamento com a arbitragem, e para que possamos entender e fazer de tudo para que o jogo flua bem.”

O Santos começa a colocar em prática o “bom relacionamento com a arbitragem” que aprendeu na palestra neste sábado, às 17h, quando recebe a Ferroviária, na Vila Belmiro, em sua estreia no Campeonato Paulista.