Torcedores se reúnem para ver jogos e viajar atrás do Santos (Crédito: Reprodução)

Em um momento difícil para o futebol brasileiro, por conta da Pandemia do Coronavírus, o Santos pôde contar com uma mobilização de torcedores para frear a queda no número de sócios. Santistas de Mossoró, no Rio Grande do Norte, começaram uma campanha e conseguiram 100 novos associados para clube, em 52 dias. Idealizador da campanha, Gilson Júnior conversou com DIÁRIO DO PEIXE, explicando como surgiu a ideia.

“No final de março, tínhamos duas pessoas associadas. Comecei a campanha para conseguir 20 pessoas e virar uma embaixada provisória. Chegou em abril, começou a promoção, a gente já estava com 20. Pensei, vamos para os 50. Fiz uma camisa da embaixada. Quem levasse uma segunda pessoa ganhava a camisa. O pessoal do Santos entrava em contato com a gente, pedindo uma foto. Para quem é carente, um simples contato de alguém do clube, colocando uma foto no site oficial, já é muito importante. Isso incentivava o pessoal a se associar”, explicou Gilson, que sabe outras coisas que podem incentivar o torcedor a virar sócio.

“Algo fundamental para o crescimento dos sócios, principalmente longe do estado de São Paulo, é o voto a distância. O sócio precisa se sentir importante. Precisa saber que, mesmo longe, tem voz dentro do clube. Além de manter o preço dos planos criado na pandemia”.

Gilson também contou que a campanha pode se espalhar por outras cidades do Brasil e diz que já até conversou com pessoas de outras embaixadas.

“Tenho sempre contato com o pessoal de Fortaleza (CE), Dourados (MS), Salvador (BA), Recife (PE), onde eles me perguntam qual estratégia foi feita para incentivar santistas da região a se associarem. Temos um grupo dos lideres das embaixadas, onde sempre conversamos e trocamos experiências de forma que possamos absorver e incluir as ideias em nossas embaixadas”.

O Santos tem sete embaixadas espalhadas pelo Brasil. São mais 11 embaixadas provisórias. A de Mossoró ainda não está oficializada, mas com 109 filiados já enviou documentação para virar oficial, sem nem passar por provisória. Gilson explica como surgiu o grupo de torcedores na cidade.

“O santista de Mossoró, até a um tempo atrás, se sentia sozinho na cidade. Conhecemos um ou outro através da plataforma do Whatsapp. Um era adicionado, adicionava o outro e já temos um grupo com 130 santistas, que incluem algumas pessoas de regiões próximas da cidade. Nos reunimos para assistir jogos em bares. Em 2018 fizemos a primeira caravana para um jogo em Fortaleza , dando a oportunidade de realizar o sonho de muitos que nunca tinham visto o Santos de perto. Com o tempo, uma boa parte se tornou amigos próximos e estamos cada vez mais fortes. Posso dizer que hoje somos uma família”.

No dia 1º de abril, quando a promoção de sócios foi divulgada e já na quarentena, o Peixe tinha 24.102 sócios adimplentes. Nesta terça-feira, de acordo com o contador oficial do site Sócio Rei, o Peixe tem 24.366 associados. A promoção segue até o fim de junho.

EXEMPLO GAÚCHO

Dois dos clubes com mais sócios no Brasil, Internacional e Grêmio apostam em um programa similar ao das Embaixadas para buscar associados no país e no mundo. O Internacional tem 960 consulados espalhados pelo mundo. Do total de mais de 100 mil sócios do clube, 56% são originados das cidades dos consulados contra apenas 44% de Porto Alegre, cidade sede do clube.

O Grêmio tem 100 mil sócios, mil consulados pelo mundo, além de 100 consulados femininos. Do total de associados, apenas 15% são de Porto Alegre. Os outros 85% são de cidades fora da sede, a maioria atendida por consulados. Só no estado de São Paulo são sete consulados gremistas.

“Os consulados do Grêmio seguram e retém sócios em épocas de dificuldades do clube. Estamos trabalhando as questões de vantagens para os consulados, mas o maior orgulho é dizer que representa o clube na sua cidade. Hoje estamos com patrocinadores (parceiros) para ajudar os consulados com suas despesas locais, fazer o material identificado com os consulados. Hoje, fora vende de jogadores, 25% da receita do Grêmio vem dos sócios”, afirmou Flávio Becco, diretor do departamento consular do Grêmio.

Segundo o Raio X do sócio, o Santos tem 30,9% dos sócios da cidade de Santos e 27,3% de São Paulo. Entre as 15 cidades com mais sócios, apenas quatro não fazem parte da Baixada Santista ou da Grande São Paulo (Campinas, Jundiaí, Sorocaba e São José dos Campos). O Estado de São Paulo representa 92% dos sócios do Peixe.