O empate diante do Atlético Goianiense não foi considerado ruim pelo técnico Cuca, mas fez o comandante aumentar seu maior jejum de vitórias no comando do clube nesta passagem. São seis jogos sem vitórias, quatro derrotas e dois empates, entre Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América.
Até o atual momento, a pior sequência de Cuca no comando do Santos foi entre os jogos contra a LDU (01/12) e o Palmeiras (09/12), quando o Peixe chegou a ficar quatro jogos sem vitória.
Durante toda a temporada, somente uma vez o Santos chegou a seis jogos sem vitória. O Peixe não venceu o jogo contra o São Paulo, ainda em março, antes da paralisação pela pandemia, e também não teve triunfos nos cinco jogos seguintes, contra Santo André, Novorizontino, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e Internacional, os dois primeiro pelo Paulistão e os dois últimos pelo Brasileirão.
Essa sequência negativa resultou na demissão do técnico Jesualdo Ferreira. O português caiu do comando do Santos depois da derrota para a Ponte Preta, que causou a eliminação no Paulista. Cuca assumiu o time já contra o Red Bull Bragantino.
O Peixe tenta acabar com a sequência negativa já no próximo sábado, quando a equipe recebe o Coritiba, 19h, na Vila Belmiro. O duelo é considerado essencial na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores.
O cuca está deixando a desejar, e calculando muito mal as mudanças de objetivo
O Santos em 2021 deve ajustar a escalação em algumas posições com algumas variações. O time ideal seria João Paulo (ou John), Madson, Sabino, Luan Peres e Felipe Jonathan; Alisson e Sandry; Ângelo (ou Lucas Braga), Marinho, Marcos Leonardo (ou Kaio Jorge, ou Bruninho) e Soteldo. Com as seguintes observações: Se vai pressionar o outro time que está fechado, devem ser escalados Ângelo e Bruninho, pois dão mais opções para quebrar a defesa adversária quando está fechada. Quando jogar em contra-ataque deve colocar o Marcos Leonardo, que é o centroavante mais rápido, e o Lucas Braga, que é o jogador mais veloz do Brasil, e se estiver tentando manter mais a posse de bola deve jogar o Kaio Jorge, que não sabe chutar, cabecear, nem driblar e não é rápido, mas sabe segurar bem a bola e não perde a posse de bola nunca (parece o Caio Ribeiro quando jogava).