Jesualdo terá semana completa para trabalhar antes do clássico (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Por Felipe Mendonça

Foram apenas sete jogos do Santos na atual temporada até o momento, mas o treinador Jesualdo Ferreira já mexeu bastante no time, tanto por conta dos desfalques quanto pela ideia de buscar novas opções. Dos 24 inscritos na lista A do Paulistão, apenas o goleiro João Paulo, o lateral Madson e o zagueiro Alex não foram utilizados. Dois seis inscritos na lista B, apenas Wagner Leonardo e Yuri Alberto não entraram em campo.

O setor ofensivo, por exemplo, foi o que mais sofreu com os desfalques. Atualmente, o Santos não pode contar com Marinho, lesionado, mas também já não teve Soteldo, Raniel, Arthur Gomes e Kaio Jorge.

Apesar disso, todos eles já estiveram em campo com Jesualdo. Assim como Fernando Uribe, Tailson, Renyer e Lucas Venuto. O único nome ofensivo do elenco principal que ainda não foi utilizado é Yuri Alberto, que ficou longe do Peixe por semanas, defendendo a Seleção Brasileira no Torneio Pré-Olímpico.

No meio de campo a situação se repete. Todos os atletas já foram utilizados em algum momento pelo português. Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez são os preferidos do treinador, mas Jean Mota, Sandry, Jobson e Evandro também já entraram em campo.

O setor defensivo é o que menos sofre com mudanças. Jesualdo tem mantido a estrutura da defesa. Pará, Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan jogaram os seis primeiros jogos. Veríssimo voltou no último, no lugar do suspenso Luiz Felipe. Madson, Felipe Aguilar, Wagner Leonardo e Alex ainda não estrearam na temporada. O lateral chegou ao clube com a necessidade de um processo de reequilíbrio muscular.