A estreia de Neymar Jr pelo Santos completa quinze anos nesta quinta-feira (07). O Menino da Vila atuou pela primeira vez no profissional masculino do Peixe aos 14 minutos do segundo tempo da vitória sobre o Oeste por 2 a 1, no Pacaembu, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista, no dia 7 de março de 2009.
Sob o comando do técnico Vagner Mancini, o Alvinegro venceu com gols de Roni e Madson. A equipe santista foi a campo com: Fábio Costa; Adailton (Germano), Fabiano Eller e Domingos; Luizinho (Pará), Roberto Brum, Rodrigo Souto, Madson, Molina (Neymar) e Triguinho; Roni.
O primeiro gol da promessa do Santos veio oito dias depois. Neymar marcou na vitória sobre o Mogi Mirim por 3 a 0, também no Pacaembu, pela 14ª rodada do Paulista, no dia 15 de março naquele ano. Ganso e Roni anotaram os outros gols do Peixe na partida. Desde então, começou uma das trajetórias mais marcantes de um jogador com clube.
Ao todo, são 225 partidas e 136 gols marcados pelo Alvinegro. Além da conquista de Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), Copa do Brasil (2010), Taça Libertadores (2011) e Recopa Sul-Americana (2012).
Depois de uma transferência polêmica para o Barcelonha (Espanha) em 2013, Neymar se afastou do Santos e se reaproximou nos últimos tempos. Em 2023, visitou a Vila Belmiro e acompanhou o empate com o Audax Italiano sem gols pela Sul-Americana. Foi o retorno na Vila após dez anos.
Ele acompanhou a partida nos camarotes, vestiu uma camisa Retrô do clube em homenagem ao Pelé, desceu ao gramado, tirou fotos com o elenco no vestiário, atendeu Sereias e garotos da base. Em dezembro, publicou uma mensagem de apoio ao Santos após o inédito rebaixamento e ainda pediu ao novo presidente eleito, Marcelo Teixeira, guardar a camisa 11 até o retorno à Baixada Santista.
No mesmo mês, durante o Cruzeiro ‘Ney em alto Mar’, brincou com a possibilidade de comprar o clube. Já neste ano, publicou uma foto nas redes sociais acompanhando outro clássico santista contra o Palmeiras no último dia 28 de janeiro. Em fevereiro, no último mês, retornou a Vila Belmiro e acompanhou a vitória no clássico contra o Corinthians por 2 a 1 também pelo Paulistão.
Em entrevistas recentes, reforçou que vai cumprir a promessa de um dia retornar ao Peixe.
Leia também:
Na verdade o Santos ganhou do Corinthians por 1 x 0.