Santos tem feitos testes frequentes no elenco (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Em meio a mais uma tentativa da Federação Paulista de Futebol de retomar a disputa do Estadual, a USP (Universidade de São Paulo) divulgou uma pesquisa apontando que o índice de infecções pela Covid-19 em atletas no Estado na temporada passada é semelhante ao de profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia.

Foram 11,7% dos jogadores testados com resultado positivo. Quando analisados números das equipes de apoio (comissão técnico, dirigentes e funcionários), o número cai para 7%. Os números são bem superiores aos de ligas europeias. Na Alemanha, por exemplo, 0,6% dos jogadores testaram positivo.

Não perca – Camisa oficial do Santos em promoção na Amazon. Clica aqui

Na pesquisa, foram analisados cerca de 30 mil testes RT-PCR de 4.269 atletas, com 501 positivos. Entre os demais funcionários, foram 161 positivos em 2.231 testados.

A Federação Paulista e os clubes fecharam um protocolo mais rígido, para tentar convencer o Ministério Público e o Governo do Estado a liberarem os jogos de futebol. Medidas como bolhas de segurança, maior frequência na testagens da Covid, isolamentos em centros de treinamentos e hotéis foram algumas ideias propostas.