Robson Reis foi titular em partidas com Fernando Diniz e Ariel Holan (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O zagueiro Robson Reis esteve próximo de se transferir para Galatasaray, da Turquia no final do ano passado. Os turcos fizeram uma proposta por cerca de 1,5 milhões de dólares (R$ 8 milhões) que foi aprovada pelo Peixe, mas a quantidade de estrangeiros no time turco travou o acordo.

Desde então, o futebol europeu abriu os olhos para o defensor santista, mas acabou se surpreendo com o “sumiço” nos jogos do Peixe. De todo o plantel do Alvinegro Praiano, o técnico Fabián Bustos não usou apenas dois jogadores de linha: o experiente Luiz Felipe e o próprio Robson Reis.

O Boavista, Rio Ave e Arouca, todos de Portugal, já entraram em contato para buscar mais informações e sondaram uma possibilidade de empréstimo com opção de compro. No futebol brasileiro, Avaí, América e Vasco também chegaram a procurar o defensor por empréstimo.

O mercado europeu vê Robson como grande potencial para um mercado maior no futuro. Com 1,96m, ele é o zagueiro mais alto do time do Peixe. Ao todo, disputou 12 partidas com a camisa do Alvinegro desde que foi comprado em definitivo.

E o bom desempenho de defensores do Santos que foram para Europa também joga a favor. Lucas Veríssimo, no Benfica, Luan Peres, no Olympique de Marseille, Alex Nascimento, no Famalicão e Jackson Porozo, que foi para o Boavista e, recentemente foi vendido ao Grupo City e repassado ao Troyes, da França, por 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões na cotação atual), são os principais exemplos.

Robson Reis foi comprado em definitivo pelo Santos ao VOCEM em fevereiro de 2022. O defensor foi elogiado pelo técnico Cuca e Fernando Diniz, em outras oportunidades. Aos 21 anos, o jogador tem contrato com o clube até 31 de janeiro de 2024. Com o técnico Ariel Holan, quando o argentino utilizava equipes mistas no Campeonato Paulista, o defensor teve o maior número de chances com a camisa Alvinegra.