Cueva atuou pelo Santos em 2019 (Foto: Divulgação / Santos FC)

Na última semana, o jogador peruano Christian Cueva foi acusado de violência doméstica por sua ex-esposa, Pamela López, que divulgou vídeos das agressões e manifestou temer pela sua segurança e a de seus filhos.

Pamela, que esteve ao lado de sua advogada Rosario Sasieta, ex-ministra da Mulher e das Populações Vulneráveis do Peru, detalhou os abusos sofridos durante uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (19).

Os vídeos apresentados por Pamela como prova mostram agressões ocorridas em 2024. Em uma das gravações, Cueva aparece agredindo Pamela em um elevador na noite de 31 de janeiro para 1º de fevereiro. Outro vídeo registra uma agressão durante o aniversário de Pamela, em junho, em uma discoteca. Essas imagens foram entregues à polícia peruana para sustentar as acusações de violência doméstica.

Leia também: Santos abre a venda de ingressos para a partida contra a Ponte Preta

Pamela e Cueva foram casados por 13 anos e têm três filhos juntos. Segundo Pamela, as agressões eram frequentes e se intensificavam quando o jogador estava sob efeito de álcool, problema que ela afirma que o jogador enfrenta. Durante a entrevista, a vitima relatou que os filhos do casal também foram afetados pelas violências, presenciando alguns dos episódios de agressão.

Em resposta às acusações, Christian Cueva reconheceu ter tido uma “conduta injustificável” e atribuiu parte de suas ações a um quadro de depressão crônica, que afirma enfrentar desde 2023. Em comunicado divulgado nas redes sociais, o jogador afirmou que “não se considera um abusador” e que “assume a responsabilidade pelos seus atos”. Ele também alegou que as agressões “não foram espontâneas, mas em resposta” a agressões da então esposa.

No entanto, o clube peruano Cienciano, onde Cueva havia sido recentemente contratado, decidiu rescindir o contrato do jogador sem ele ter atuado. Em um comunicado oficial, o clube afirmou que “repudia categoricamente qualquer forma de violência de gênero”.

Christian Cueva, conhecido por sua passagem pelo São Paulo entre 2016 e 2018 e pelo Santos em 2019, jogou pela seleção peruana na Copa América deste ano e na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Pamela López afirmou que levará o caso “até as últimas consequências” para garantir a segurança dela e de seus filhos. A advogada Rosario Sasieta reforçou que o processo legal incluirá todas as evidências e testemunhos necessários para proteger Pamela e responsabilizar Cueva pelos abusos cometidos.