Nilmar será o convidado do Resenha nesta sexta-feira (Crédito: Divulgação)

O atacante Nilmar, ex-Santos, falou sobre um assunto sensível que rondou parte da sua carreira: a luta contra a depressão, em entrevista ao programa Resenha ESPN. Para o atleta, entender o problema e tratá-lo de maneira correta foi uma missão ingrata dentro do ambiente que cerca o futebol.

Nilmar revelou a doença há alguns anos, após ficar afastado da carreira depois de uma passagem malsucedida no Santos, em 2017. Na equipe paulista, o problema o afetava, e o então jogador não conseguiu dar sequência com as atuações em campo. A exposição da depressão é um fato ainda incomum no mundo do futebol.

“Para ser sincero, hoje eu estou muito bem, mas foi muito difícil a aceitação de trazer isso para o público na época. Ainda existe esse preconceito, mas hoje a depressão é muito mais aceita. Eu vejo hoje que se eu tivesse buscado ajuda lá atrás no mundo árabe talvez tudo não acontecesse da maneira que foi, não teria agravado. Mas até eu entender o que eu tinha foi um tempo”, explicou Nilmar.

O jogador ainda reforçou as dificuldades de se enfrentar a doença dentro do futebol.

“Eu pensava que por eu ser um cara privilegiado, que jogou Copa do Mundo, Seleção. Mas comecei a ter pessoas ao redor de mim que começaram a entender mais da depressão, que entendiam que aquilo era verdadeiro e que poderia acontecer com qualquer um. Mas se eu cometi um “erro”, nos tempos do mundo árabe, de não tratar isso lá atrás”, completou.

Antes de chegar ao Santos, Nilmar esteve dois anos no Al Nasr, onde começou a sofrer com a depressão. Sua carreira foi marcada por boas passagens por equipes como Internacional, Corinthians e Villarreal. Na época em que estava no futebol europeu, foi convocado por Dunga para disputar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

O programa Resenha Espn irá ao ar às 22h, com apresentação de André Plihal e participações de Lugano, Amoroso e Luís Fabiano.

Leia também: