Orlando Ribeiro esteve dois anos e 100 jogos pelo Santos (Crédito: Guilherme Greghi/Santos FC)

Ex-técnico do Santos Sub-20, Orlando Ribeiro acertou sua ida para o Corinthians. O rival de Itaquera estava sem treinador na categoria desde que Raphael Laruccia foi realocado para o Sub-17.

Orlando irá comandar as categorias de base dos quatro grandes clubes de São Paulo de forma consecutiva. Antes de chegar ao Peixe, o treinador teve um trabalho marcante nas categorias de base do São Paulo, onde esteve por 11 anos, com passagens pelo comando técnico das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Lá, ele foi campeão da Copinha em 2019, além da Supercopa e da Copa do Brasil em 2018.

Depois, o treinador passou sete meses, em 2021, no Sub-17 do Palmeiras. No rival, conquistou a Fam Cup, vencendo o Santos na edição, foi vice-campeão do Paulista e ficou em terceiro lugar na Copa do Brasil. Após sua passagem pelo time da Barra Funda, acertou com o Peixe e chegou à Vila Belmiro em março de 2022.

No Santos, Orlando assumiu o time pouco depois de a equipe ter sido finalista da Copa São Paulo. No mesmo ano, ele guiou o Sub-20 ao título do Campeonato Paulista, embora não tenha participado das finais contra o Corinthians, pois estava à frente do time profissional de forma interina. Sob seu comando, o Peixe disputou as últimas 12 rodadas do Brasileirão, com 4 vitórias, 1 empate e 7 derrotas, marcando 15 gols e sofrendo 17.

Em 2023, Ribeiro retornou ao Sub-20 e levou o time às semifinais da Copa São Paulo, além de alcançar a histórica semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20. O desempenho no estadual, entretanto, foi abaixo do esperado, com a equipe sendo eliminada na terceira fase.

Neste ano, o técnico conduziu o Santos até as oitavas de final da Copinha e esteve à frente da equipe Sub-23 na Equality Cup. No Campeonato Brasileiro, a eliminação veio nas quartas de final, após derrota para o Palmeiras. No Paulistão, a equipe está nas quartas de final, e o último jogo de Ribeiro no comando foi na estreia do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com uma derrota por 4 a 1 para o Cuiabá.

O time do Parque São Jorge começou o ano sob o comando do ex-jogador Danilo. A equipe conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior com vitória na decisão sobre o Cruzeiro (que havia eliminado o Santos).

Porém, a equipe não fez uma boa campanha no Brasileirão Sub-20, terminando na 18ª colocação, em uma competição na qual apenas os oito primeiros avançam. Danilo foi demitido ao longo da competição, e, por isso, Laruccia estava no comando da categoria interinamente.