Rwan conquistou o primeiro título na carreira na Bulgária (Crédito: Divulgação/Ludogorets)

Ex-Santos, o atacante Rwan conquistou o primeiro título da carreira na Bulgária. Pelo Ludogorets, o centroavante levantou a taça da Supercopa da Bulgária contra o CSKA Sofia nos pênaltis neste sábado (10). Na atual temporada, ele já anotou nove gols em 29 jogos.

“É uma sensação única, indescritível. Meu primeiro título, fico muito feliz por estar vivendo esse momento. Me esforço muito, todos os dias e estou colhendo os frutos dessa dedicação e comemorar com meus companheiros essa conquista. A Supercopa é um título importante e difícil, por ser apenas um jogo a concentração tem que ser redobrada, mas conseguimos manter o foco e fomos premiado com esse título”, comemora.

Rwan foi envolvido na negociação para a compra em definitiva do volante Nonato que pertercia ao Ludogorets enquanto o atacante ao Peixe, o empréstimo de ambos acabaria no segundo semestre e os clubes fizeram a troca. Ele assinou com o time búlgaro até junho de 2027.

“Me sinto abençoado por estar no Ludogorets, acho que o título veio para coroar esse momento. Estou feliz aqui e é uma honra poder ser campeão aqui e saber que levantei uma taça com uma equipe que acredita em mim desde o momento em que cheguei ao clube. Mas, ainda quero mais!”, completa.

HISTÓRICO

Natural de Pernambuco, Rwan tem 22 anos e começou jogando bola na zona sul de Recife. Ele jogou na escolinha do meu primo, Garoto do Futuro, projeto na minha comunidade, e conseguiu um teste no Náutico. O jogador precisava atravessar a cidade para chegar ao Centro de Treinamento do Náutico, que era na zona norte.

Sem ajuda de custo e com pouco dinheiro, a proposta para atuar no Sport foi mais interessante porque era no centro da cidade e eles ofereciam um auxílio. Ele chegava a pedir ao cobrador para entrar no ônibus pela porta dos fundos, de graça, por não ter dinheiro para a condução.

Em 2018 foi chamado para o Figueirense. Longe da família, ele sofreu adversidades no clube catarinense, chegando a dormir no estádio debaixo da arquibancada e não conseguiu assinar o contrato por problemas burocráticos. Ficou cerca de nove meses apenas treinando e vivendo uma frustação.

Na sequência, o atacante foi para o Flamengo de Guarulhos, chegou a atuar na Copinha 2020 e logo começou a pandemia. De volta para Recife, ouviu muitos conselhos para desistir e chegou a ajudar o pai como ajudante de pedreiro. A esperança parecia distante, mas o garoto recebeu uma ligação do Santos para realizar testes.

Chegou desacreditado no Santos e fez testes para as categorias Sub-20 e Sub-23. Mesmo aprovado, passou por outra frustação de espera pelo transferban que o Peixe passava e demorou a fazer sua estreia com a camisa do clube. Se destacou no ano de 2021 sendo artilheiros da equipe. Emprestado pelo Flamengo-SP, Rwan foi artilheiro do Sub-20 marcando 13 gols em 18 jogos, sendo titular em todas as partidas que atuou e somando 1547 minutos em campo.

Pelo Sub-23, foram 11 jogos e 3 gols marcados, sendo titular em seis partidas e somou 611 minutos em campo. A diretoria teve o pedido de prorrogação do empréstimo por mais um ano do atacante recusado e decidiu exercer o direito de compra pelo jogador. Foram R$ 700 mil por 70% dos direitos do atleta.

Destaque no vice-campeonato do Santos na Copinha de 2022, foi promovido ao profissional e teve 5 gols em 37 jogos. Depois, não ganhou espaço e chegou a ser emprestado ao Vasco antes da ida à Bulgária. Ele tinha vínculo até o final deste ano com o Peixe e multa rescisória de 50 milhões de euros para clubes do exterior e 100 milhões de euros para clubes do Brasil.

Leia também: