Ex–Santos, o atacante Rwan Cruz tem sido um dos principais destaques do Ludogorets (Bulgária) na temporada. O centroavante avaliou o desempenho individual com 5 gols, uma assistência e 14 partidas. Além disso, se prepara para a estreia na Europa League diante o Slavia Praha nesta quarta-feira (25), às 16 horas (Brasília).
“Estamos prontos para esse jogo. Acho que o novo regulamento dos torneios da UEFA está mais plural, com muitos times que terão chances de conquistar coisas grandes, e com certeza sinto que somos uma dessas equipes. Estamos prontos para o desafio. Me sinto muito bem nesse início de temporada e fico ainda mais feliz por estar ajudando meu time nas competições, sendo um dos artilheiros e tudo mais. Quero manter esse alto nível de rendimento e ajudar ainda mais, pois quero seguir brigando por títulos por aqui”, afirmou.
Leia também: Clássico entre Sereias e São Paulo no Ulrico Mursa terá entrada gratuita
Ainda em janeiro, Rwan foi envolvido na compra do Peixe pelo volante Nonato. O centroavante estava emprestado ao time búlgaro desde junho do ano passado e o agora o vínculo em definitivo é válido até junho de 2027. Nonato pertercia ao Ludogorets enquanto o Rwan ao Peixe, o empréstimo de ambos acabaria no segundo semestre e os clubes fizeram a troca.
Ele já vinha se destacando na Bulgária. Agora, ao todo, o atacante tem 64 partidas, 24 gols e 9 assistência.
HISTÓRICO
Natural de Pernambuco, Rwan tem 22 anos e começou jogando bola na zona sul de Recife. Ele jogou na escolinha do meu primo, Garoto do Futuro, projeto na minha comunidade, e conseguiu um teste no Náutico. O jogador precisava atravessar a cidade para chegar ao Centro de Treinamento do Náutico, que era na zona norte.
Sem ajuda de custo e com pouco dinheiro, a proposta para atuar no Sport foi mais interessante porque era no centro da cidade e eles ofereciam um auxílio. Ele chegava a pedir ao cobrador para entrar no ônibus pela porta dos fundos, de graça, por não ter dinheiro para a condução.
Em 2018 foi chamado para o Figueirense. Longe da família, ele sofreu adversidades no clube catarinense, chegando a dormir no estádio debaixo da arquibancada e não conseguiu assinar o contrato por problemas burocráticos. Ficou cerca de nove meses apenas treinando e vivendo uma frustação.
Na sequência, o atacante foi para o Flamengo de Guarulhos, chegou a atuar na Copinha 2020 e logo começou a pandemia. De volta para Recife, ouviu muitos conselhos para desistir e chegou a ajudar o pai como ajudante de pedreiro. A esperança parecia distante, mas o garoto recebeu uma ligação do Santos para realizar testes.
Chegou desacreditado no Santos e fez testes para as categorias Sub-20 e Sub-23. Mesmo aprovado, passou por outra frustação de espera pelo transferban que o Peixe passava e demorou a fazer sua estreia com a camisa do clube. Se destacou no ano de 2021 sendo artilheiros da equipe. Emprestado pelo Flamengo-SP, Rwan foi artilheiro do Sub-20 marcando 13 gols em 18 jogos, sendo titular em todas as partidas que atuou e somando 1547 minutos em campo.
Pelo Sub-23, foram 11 jogos e 3 gols marcados, sendo titular em seis partidas e somou 611 minutos em campo. A diretoria teve o pedido de prorrogação do empréstimo por mais um ano do atacante recusado e decidiu exercer o direito de compra pelo jogador. Foram R$ 700 mil por 70% dos direitos do atleta.
Destaque no vice-campeonato do Santos na Copinha de 2022, foi promovido ao profissional e teve 5 gols em 37 jogos. Depois, não ganhou espaço e chegou a ser emprestado ao Vasco antes da ida à Bulgária. Ele tinha vínculo até o final deste ano com o Peixe e multa rescisória de 50 milhões de euros para clubes do exterior e 100 milhões de euros para clubes do Brasil.
Alguém sabe do andamento do Novo Estágio. ?????
O projeto está evoluindo de forma acelerada, sairá do papel após a construção do túnel Santos-Guarujá.
Tenha fé, 2060 é logo ali !
Não se preocupe, está tudo enchendo o bolso do seu presidente Marcelo Texeira, ai quando acabar o mandato ele vai sair mais rico, o santos sem estadio, e em uma situação pior ainda!
E nois precisando de um centroavante
Chorar por RWAN SECO é dose viu!!
Calma ETA torcida apressada assim que Nostradamus aparecer e assinar ficha de sócio começa as obras…
Nao lota nem a vila e tao preocupado com estadio
Por isso que estamos nessa draga
Galera, time sem estádio pode existir…..
Mas estádio sem time, não.
Não temos TIME, COMISSÃO TÉCNICA, PRESIDENTE, PREPARADOR FÍSICO, PREPARADOR DE GOLEIROS….NEM O CARRINHO DA MACA ESTA FUNCIONANDO…..
ACORDA TORCIDA!!!!!
E no Santos, era “perna de pau”.
Foi trocado pelo Nonato, que não se escuta mais sobre. Alguém sabe do Nonato?
Está emprestado ao Fluminense, tu tava na Lua meu amigo?
Talvez eu estivesse. Rsrsrs
É que eu não tenho acompanhado muito e não vejo todas as notícias. Essa eu não tinha visto. Obrigado pela informação!
5 gols em 14 jogos! Uma boa média,e dizer que ele era chamado de perneta quando estava no santos
Enquanto isto os nossos goleadores tem a incrível média de 7 goles em 38 partidas.
Média de gols na Bulgária, galera??!!!!
É sério?!!!!
Kkkkkkk.
Concordo que qquer jovem treinado e acompanhado por um TÉCNICO DE VERDADE…conhecedor de jovens da Base…..possa evoluir….mas campeonato Búlgaro…..é golpe baixo!!!
Olha, na minha visão, o campeonato da Bulgária é melhor que a Série B. Kkkk
E ele ainda disputa a “Sul-americana” da Europa de vez em quando rsrsrs
Aliás, algumas pessoas acreditaram na “informação” da solerte repórter que esse cabeludo iria para um time pequeno da Inglaterra. Obviamente, era delírio. Não acerta um passe de 2 metros mas tem a matada de canela inigualável. A Bulgária, na Europa, é como a Bolívia no futebol da América do Sul.
Muitos jogadores do Santos que estão na base e mesmo alguns que foram embora, poderiam ter jogado muito mais no time se tivesse um técnico que soubesse trabalhar com jovens. Este banana que está aí e outros antes deles não souberam ou não tiveram coragem de colocar pra jogar