Zabala voltou aos gramados após lesão de LCA (Crédito: Divulgação/Cancún)

O zagueiro Leo Zabala, ex-Santos, está atuando pelo Cancún (México) e retornou aos gramados após lesão de LCA. O defensor boliviano comentou sobre a adaptação no futebol mexicano e sobre voltar a atuar depois de lesão grave no joelho. No fim de julho, ele rescindiu com o Peixe e acertou com a equipe da América do Norte.

Zabala atuou por 90 minutos pela primeira vez na derrota do Cancún para o Louisville City por 2 a 1, nos Estados Unidos, em amistoso, na última terça-feira (10).

“A adaptação tem sido tranquila. Fui muito bem recebido por todos aqui. Por falar espanhol, consigo me comunicar facilmente. Dentro de campo, a primeira semana foi mais difícil, já que estava sem ritmo de jogo. Mas, depois disso, me senti mais adaptado. Foi um processo complicado. É uma lesão difícil de lidar, e é preciso ter muita paciência”, afirmou.

“Voltar a jogar os 90 minutos foi um alívio. Passa muita coisa pela cabeça durante a recuperação, principalmente o medo de se machucar novamente. Mas, com o tempo e ritmo de jogo, esses pensamentos negativos desaparecem”, completou.

A quebra do vínculo com o Alvinegro deu uma porcentagem do clube ao jogador boliviano. Zabala estava treinando entre os ‘afastados’ do ‘Grupo B’ e fora dos planos da comissão técnica de Fábio Carille. Recuperado de uma lesão de LCA, ficou pouco tempo treinando com o profissional e logo foi retirado do grupo. Aos 22 anos, ele se quer foi inscrito na Série B do Brasileirão.

Leia também: Santos vence o Cruzeiro na ida das quartas de final do Brasileiro Sub-17

HISTÓRICO

Leo Zabala é natural de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e nascido em maio de 2002. O zagueiro chegou ao Peixe em setembro de 2021 após rescindir com o Palmeiras. Naquele ano, atuou em três partidas do Sub-20 pela Copa Paulista. No ano seguinte, disputou um jogo pela Copa São Paulo.

Zabala chegou a ser relacionado pelo profissional na Série A do Campeonato Brasileiro nas derrotas para o Avaí, em Florianópolis, e Fortaleza, na Vila Belmiro, mas não estreou pelo principal. Em 2023, marcou um gol em oito jogos pela Copinha, chegando a ser relacionado outra vez pelo time de cima, mas sem entrar em campo.

Neste período, teve o contrato renovado até o final de 2025 e vinha treinando com o time profissional, pois já havia estourado a idade para as categorias de base. Ele já teve passagem pela seleção de base da Bolívia. No dia 24 de março, Zabala sofreu uma lesão de ligamento cruzado no joelho esquerdo atuando pela Bolívia – derrota por 1 a 0 contra o Uzbequistão, no estádio Abdullah (Arábia), em amistoso.

Ele passou pela cirurgia no Brasil, no dia 5 de abril, e vinha se recuperando desde então. Passou por fisioterapia e transição física. Na reta final do ano passado, quando o Peixe brigava contra o rebaixamento, estava finalizando a recuperação. Quando iniciou a temporada 2024, iniciou também um fortalecimento muscular. Após o fortalecimento, não ficou muito tempo no grupo principal e estava vivendo uma indefinição.