Marcos Leonardo defendeu a torcida do Santos e espera evolução da equipe (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Por: Guilherme Lesnok e Laura Marcello

O time do Santos historicamente é marcado por protagonismo de jovens jogadores. Os últimos títulos históricos do time da Vila tiveram garotos brilhando, como o Campeonato Brasileiro de 2002 e a Copa do Brasil e Libertadores da América na gestão de Neymar, entre 2010 e 2011. Nos últimos anos, um camisa 9 da base vem se destacando.

Marcos Leonardo fez sua estreia no futebol profissional do Peixe no dia 20 de agosto de 2020, com apenas 17 anos, contra o Sport, na Ilha do Retiro. Mas isso não quer dizer que a pressão foi menor. Neste ano, o jogador viveu uma seca de gols durante o Paulistão e demorou para conseguir balançar as redes.

“Camisa 9 é cobrado pelos gols. Sempre encaro o período de “jejum” de forma natural. Mas sempre trabalhando para que ele não seja longo. No fim das contas o objetivo principal é a vitória do Santos. Se vou ajudar dando assistências, taticamente, e se isso for suficiente, ótimo. Mas sempre tenho fome por gols. Isso eu vou buscar a todo momento. Então é normal períodos em que você vai marcar por jogos seguidos, como outros onde marcará”, disse Marcos Leonardo em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO PEIXE.

Os últimos anos dos torcedores do Santos não estão sendo fáceis. A equipe brigou para não cair nos estaduais de 2021 e 2022, no Campeonato Brasileiro de 2021 e acumulou vexames em torneios eliminatórios como na Sul-Americana e Copa do Brasil de 2022.

Marcos Leonardo entende as críticas por parte dos torcedores, principalmente pelos resultados ruins dos últimos anos, e espera títulos para retomada do Peixe.

“O torcedor do Santos é apaixonado. Em todo clube a pressão é constante por títulos, grandes atuações. A torcida santista nos apoia bastante nos jogos, é um elemento fundamental. É a razão de existir do clube. Então é natural que exista cobrança quando há oscilação. Mas vejo minha relação com a torcida como muito sincera, próxima e verdadeira.

Marcos Leonardo e Odair Hellmann em treino do Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Intertemporada com Odair Hellmann

Após a derrota por 3 a 0 para o Ituano, o Peixe teve cerca de um mês para se preparar para os outros campeonatos. Durante o tempo, a equipe de Odair Hellmann disputou jogos-treino contra o Flamengo de Guarulhos e o Primavera, ambos no CT Rei Pelé.

“Foi um período que procuramos aproveitar bastante. É raro no calendário conseguirmos esse período de treinos entre jogos. Então o Odair fez os ajustes, as correções que ele avaliou após o Paulista. Sobre o posicionamento é sempre importante ouvir e aprender possibilidades. Essa constante evolução faz com que eu possa entregar um melhor resultado em campo, e ajudar o Santos a conseguir vitórias”, disse Marcos Leonardo.

Após a preparação, o camisa 9 do Santos fez uma análise dos torneios em que o Santos vai disputar daqui em diante. No dia 4 de abril, a equipe venceu o Blooming-BOL por 1 a 0, gol de Eduardo Bauermann. O próximo duelo acontece na terça-feira (11), contra o Botafogo-SP, fora de casa.

Marcos Leonardo marcou no clássico contra o Corinthians (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

“É um confronto estadual. Conhecemos bem a equipe do Botafogo. Copa do Brasil é mata-mata. Então são dois jogos, onde você precisa evitar vacilos que custem caro. É um duelo duro, mas que temos totais condições de superar o nosso adversário. Sempre vamos usar a Vila a nosso favor. Então até para potencializar isso precisamos fazer um bom resultado na casa do Botafogo”, disse ML.

Campeonato Brasileiro

“Vejo o Brasileiro deste ano como o mais equilibrado dos últimos anos. Temos o retorno de clubes importantes como Vasco, Grêmio, Cruzeiro e Bahia. Então se olhar os 20 participantes, todos tem muita qualidade e faz com que a diferença para o bloco de cima e o que vai lutar contra o rebaixamento seja pequeno. Vejo o Santos pronto para o desafio. Vou trabalhar, assim como o elenco, para poder levar o clube a melhor posição possível”, afirma Marcos.

Copa Sul-Americana 

“É um grupo bem equilibrado. Conseguimos um importante resultado na estreia. Pontuar, principalmente vencer fora de casa é fundamental para a classificação. E na Vila precisamos nos impor e vencer os jogos. Não vejo apenas o Newell’s Old Boys como pedra no sapato. Audax-CHI e Blooming-BOL merecem respeito e todo o cuidado”, completa o artilheiro.

Sonho na Seleção Brasileira

Marcos Leonardo é um nome presente na Seleção Brasileira de base. Até recentemente, o jogador fazia parte do time Sub-17. Agora, vem sendo convocado pelo técnico Ramon Menezes para o time Sub-20. O grande sonho do Menino da Vila, porém, é disputar a Copa do Mundo de 2026 e as Olímpiadas.

“A Copa do Sonho é um dos principais objetivos da minha carreira. É um grande sonho pessoal. O ciclo para a Copa de 2026 começou agora e muita coisa vai acontecer até lá. Eu tenho que trabalhar muito, desempenhar um bom papel pelo Santos para poder ser observado e chamado para a Seleção principal. Tudo acontece no tempo certo, mas quero buscar essa vaga para 2026. A Olimpíada também é um sonho e objetivos. Sempre que puder, não importa a categoria, quero defender as cores do Brasil”, completa Marcos Leonardo.

O atacante foi convocado para Seleção Brasileira Sub-20 para a disputa de três amistosos na Espanha entre os dias 14 de 27 de abril. O Peixe, porém, mandou um ofício para Confederação Brasileira de Futebol nesta quinta-feira (6) informando que o atleta não será liberado. Como os jogos não são data FIFA, o clube não é obrigado a ceder.

Marcos Leonardo se destacou nas categorias de base do Santos e chegou à Seleção (Crédito: Adriano Fontes/CBF)

Em levantamento recente organizado pelo Transfermarkt, site alemão criado em 2000 com objetivo de avaliação de valores no mercado do futebol, Marcos Leonardo e seu companheiro de ataque no Santos, Ângelo, foram eleitos os jogadores mais valiosos da Sul-Americana. O camisa 9 é avaliado em 14 milhões de euros (cerca de R$ 77,3 milhões na cotação atual) e o 11 em 13 milhões de euros (R$ 71,7 milhões)

Titular absoluto, Marcos Leonardo é o artilheiro do Santos na temporada com seis gols em 14 jogos, e deve ganhar a concorrência do atacante Bruno Mezenga, do Água Santa, que foi contratado e chega ao Peixe após a final do Paulistão.

Leia também: