O Santos anunciou a contratação de Paulo Roberto Falcão para o cargo de coordenador de futebol nesta segunda-feira (14), ocupando a função que seria de um executivo de futebol. E as mudanças no clube começaram a surtir efeito de imediato, nos primeiros dias.
A primeira grande decisão do treinador foi a contratação de Odair Hellmann. Confiante no treinador e boas referências Falcão sugeriu o nome do treinador, aprovado pelo presidente Andres Rueda. O novo departamento de futebol viu que o técnico de 49 tem o perfil para buscar vitórias e bater de frentes com clubes com investimentos maiores.
Mais do que contratações de caras, Falcão quer um Santos criativo no mercado. O clube usa exemplos de um passado recente como o zagueiro Luan Peres e os volantes Diego Pituca e Rodrigo Fernández. Os jogadores estavam “escondidos”, foram achados pelo Peixe e se destacaram. Falcão quer isso no clube.
O novo coordenador de futebol do Peixe vê o clube de uma única forma. Na coletiva de imprensa virtual realizada nesta quinta-feira (17), Falcão afirmou que todos no mesmo CT ajudam na integração do clube. O próprio presidente Andres Rueda afirmou, em entrevista recente, que gostaria de estar mais presente no futebol feminino. No CT Rei Pelé, o Rei de Roma vê essa possibilidade.
“Todo mundo está no mesmo CT (masculino, feminino e base) e isso ajuda na relação e integração. Eu quero facilitar o trabalho da comissão técnica. Vou conversar com o pessoal da base também. Eu sei do sonho que é vestir a camisa de um grande clube, temos que ter muito cuidado com isso”, disse Falcão.
Se em reforços para o campo as conversam estão em andamento, fora delas, já chegaram. Falcão trouxe Élio Carravetta, de 69 anos, para somar no Departamento Médico do clube. O profissional foi coordenador do departamento de performance e saúda do Internacional e uma das maiores referências do futebol brasileiro em saúde esportiva, com diversos livros escritos.
A comissão técnica, inclusive, é um dos pontos mais importantes para que o time renda em campo, no pensamento de Paulo Roberto Falcão. Com Odair, chegam Maurício Dulac (auxiliar técnico), Rogério Dias (preparador físico) e Fábio Moreno (analista de desempenho). A expectativa é que todos falem a mesma língua para que as coisas reflitam nos jogos.
Quando Lisca deixou o Santos, o presidente Andres Rueda anunciou Orlando Ribeiro, até então técnico da equipe Sub-20 do Santos como o treinador interino até o final da temporada. Era um fato que, para permanecer, Orlando precisaria fazer uma campanha irrefutável, o que acabou não acontecendo.
Ribeiro foi criticado em algumas momentos por suas escolhas e terminou o ano com uma derrota amarga para o Fortaleza por 2 a 0. Falcão ainda não sabe qual a decisão de Orlando para próxima temporada, mas enquanto permanece no clube, pretende valorizá-lo e contar com seus pitacos para o planejamento.
“Tivemos uma reunião, que acabei não participando, mas vão me passar agora, sobre os jogadores que vão ficar, sair. Mas temos que conversar com quem cuida da base, o Orlando por exemplo, para fazer essa integração”, disse Paulo Roberto Falcão.
É um faoto: Falcão é um profissional consagrado no mundo do futebol. Tri Campeão Brasileiro pelo Internacional, protagonista da Roma em um título italiano que não vinha desde 1942, o ex-volante poderia ficar tranquilo e curtir os frutos que conquistou, mas preferiu fazer diferente e enfrentar mais um desafio. E explicou o porquê.
“Foram vários motivos, a marca do Santos, a minha adoração ao Pelé. Impossível de imitar, mas era meu escudo. Chego no Santos e Serginho Chulapa e Clodoaldo estavam me esperando. Chulapa era meu companheiro de quarto em 1982, o Clodoaldo é meu centro-médio na seleção de todos os tempos. Minha definição foi pela conversa com presidente, possibilidade de ajudar o Santos. Vamos ter dificuldades, mas quem não tem?”, completa Falcão.
Leia também:
Arrumamos um cara sério….sabe muito de futebol..
Tomara que dê certo..
Falcão excelente pessoa e excelente profissional! Sou uns dos críticos ao Rueda, mas nessa temos que elogiar, muito boa
Por favor Falcão, não aproveite nada do que o Orlando fez, até porque só fez merda, nem aceite sua opinião, até porque, se fosse boa, ele teria feito um trabalho bem melhor !!!
Profissional muito sério. Estou gostando de ver. Que 2023 seja um ano mágico para o Santos por meio destes competentes profissionais que estão chegando. Parabéns, Rueda (que acertou nessa) e equipe!
Excelente escolha, já começamos grande.