Rodrygo está fora da Copa São Paulo de Juniores (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos não contará com as principais apostas de suas categorias de base na Copa São Paulo de Juniores, em janeiro, por causa de um erro administrativo da diretoria alvinegra. O clube perdeu o prazo de inscrição de Rodrygo, Yuri Alberto, Emerson e Matheus Guedes, e por isso eles não poderão disputar a Copinha, o que diminui bastante as chances de sucesso do Peixe no mais tradicional torneio de base do Brasil.

Embora os quatro atletas já estejam integrados ao elenco profissional santista, havia no clube o consenso de que eles deveriam participar da Copinha para ganhar experiência. Elano, treinador que terminou a temporada no comando da equipe principal, era um dos apoiadores dessa ideia. Ocorre que o prazo de inscrição terminou em 27 de novembro sem que os quatro tivessem sido incluídos na lista.

O erro, atribuído ao gerente da base, Ronaldo Lima, provocou uma crise interna no clube. E serviu para reforçar em José Carlos Peres, presidente eleito há uma semana, o desejo de fazer uma ampla reformulação nas divisões de formação do Santos, conforme ele anunciou tão logo venceu a eleição do último sábado.

O DIÁRIO DO PEIXE tentou contato com Ronaldo Lima para que ele desse sua versão sobre esse caso, mas não obteve sucesso. Sob o comando do técnico Aarão Alves, um grupo de 30 jogadores treina para a Copinha – cinco deles serão cortados até o início da competição. O Santos estreia no dia 2 de janeiro contra o América-RN. A chave santista, que será disputada em Novo Horizonte, terá também Novorizontino e Aliança-CE.