Jair Ventura (à direita) conversa com seus colegas de comissão técnica (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Jair Ventura e os integrantes de sua comissão técnica já sabem qual é o primeiro grande desafio a ser superado por eles no Santos: preparar o time para uma boa estreia no Campeonato Paulista com apenas dez dias de pré-temporada. Por sorte, eles podem usar como referência o trabalho que fizeram no ano passado em circunstâncias parecidas no Botafogo.

Em 2017, o elenco do clube carioca se reapresentou no dia 11 de janeiro e estreou no dia 25 no Campeonato Carioca. E havia um agravante: o time comandado por Jair estrearia na fase preliminar da Libertadores da América no dia 1º de fevereiro, apenas 20 dias depois do início dos trabalhos. Com base nessa experiência, o preparador físico Ednilson Sena, que estava com o treinador no Botafogo, já sabe que não se pode esperar um time na ponta dos cascos no dia 17, contra o Linense, em Lins.

“Sobre o condicionamento físico para estreia, nós já sabemos que a cada jogo vamos melhorando a nossa performance. Não é o ideal, mas com os jogos a tendência é que a condição vá melhorando.”

Segundo o auxiliar técnico de Jair Ventura, Emílio Faro, o período da Copa do Mundo vai oferecer à comissão técica uma ótima oportunidade para corrigir os problemas causados pela ausência de uma boa pré-temporada. “Nós teremos uma janela muito boa na Copa do Mundo para acertar as arestas todas”, comentou Faro.

O problema é que a paralisação para o Mundial só vai ocorrer no dia 13 de junho, quando a fase de grupos da Libertadores da América já terá sido concluída. E o Campeonato Brasileiro terá início no dia 15 de abril, 59 dias antes da parada para a Copa.