O torcedor do Santos acreditou por muito tempo que o uniforme número 1 do clube era a camisa listrada, com shorts brancos e meias pretas. E por algum tempo realmente foi, até uma mudança ocorrida em 2011.
O primeiro uniforme utilizado pelo Peixe foi o listrado, ainda em 1913, por sugestão de um sócio chamado
Paulo Peluccio. No entanto, os dirigentes do clube logo perceberam que o uniforme desbotava com as seguidas lavagens e buscaram uma alternativa. Então, o uniforme totalmente branco apareceu pela primeira vez apenas em 1915.
Na década de 60, o uniforme branco foi imortalizado pela equipe de Pelé e Cia e começou a ganhar mais espaço no clube, mas o uniforme listrado permaneceu como o número 1 do Santos, mesmo sendo menos usado que o inteiramente branco.
Em 2011, na mudança de Estatuto que ocorreu na gestão do então presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, o Santos decidiu padronizar o modelo branco como o uniforme número 1 do clube.
Atualmente, o artigo 4º do Estatuto do Santos trata dos símbolos do clube e deixa claro que o uniforme branco é o número 1 do clube. O texto diz o seguinte:
1º uniforme (principal): camisa branca, calção branco e meias brancas.
2º uniforme: camisa com listras verticais em preto e branco, calção branco e meias brancas.
3º uniforme: camisa com listras verticais em preto e branco, calção preto e meias pretas.Parágrafo Único – Em caráter excepcional, e sempre dentro das cores branca e preta, o SANTOS poderá vir a utilizar uniformes com combinação distinta em calção e meias por força de regulamento de determinada competição esportiva. Todavia e também em caráter excepcional, a utilização de outras cores, além do branco e do preto, em uniforme oficial, somente poderá ser feita mediante aprovação prévia do Conselho Deliberativo.
Portanto, a informação de que o uniforme listrado é o número 1 do Santos, atualmente, é Fake!
Deixar um comentário