O lateral-esquerdo Felipe Jonatan vai completar 200 jogos pelo Santos diante o Água Santa nesta quarta-feira (31), às 21h35min, no Primeiro de Maio, pela quarta rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. O camisa 3 do Peixe retornou aos gramados nesta temporada após sofrer uma lesão de ligamento cruzado anterior e atuou nos três confrontos santistas do estadual.
Felipe Jonatan tem 199 partidas e 6 gols marcados pel Alvinegro até o momento. O lateral foi titular nas duas primeiras rodadas do Paulistão e entrou no clássico no segundo tempo por escolha do técnico Fábio Carille para evitar um desgaste após retorno da LCA. Ele se lesionadou no empate sem gols com o Audax Italiano (Chile), na Vila Belmiro, pela fase de grupos da Sul-Americana, no dia 20 de abril de 2023.
Com vínculo até fevereiro de 2025, o Fortaleza esteve de olho na contratação do jogador durante a pré-temporada, mas o negócio não avançou.
HISTÓRICO
Felipe Jonatan foi contratado pelo Santo em março de 2019, vindo do Ceará, por uma multa de R$ 6 milhões. Durante boa parte de sua passagem, o jogador era o único disponível para lateral esquerda, principalmente após a saída de Jorge, no final de 2019.
O depósito desse valor demorou para ser feito, por isso o Ceará só liberou Felipe Jonatan para assinar contrato em março. Já como jogador do Peixe, Felipe Jonatan foi chamado para a Seleção Brasileiro Sub-23 pela primeira vez. O lateral foi titular absoluto em grande parte das temporadas desde então, no ano passado dividiu a titularidade com Lucas Pires, mas logo retomou sua vaga.
LESÃO
Em 2023, teve apenas dez jogos e uma assistência antes da lesão de LCA na Vila Belmiro. Nesta temporada, ele tem a concorrência de volta de Jorge que retornou ao clube por empréstimo, mas que ainda busca a melhor condição física e não está à disposição do Peixe, e do garoto Kevyson, promovido ao profissional no ano passado.
Leia também:
É uma marca importante para qualquer jogador e merece parabéns, mas a vontade de cornetar também é grande. Rsrsrs
Embora eu não seja um fã de seu futebol (muito pelo contrário, sou crítico), é uma marca a ser respeitada. Torço para que evolua e que eu possa guardar a corneta (lá ele…).
Falta lateral esquerdo de qualidade no futebol brasileiro, tanto que grêmio e fortaleza queriam a contratação do Felipe Jonathan ele não é a oitava maravilha do mundo mas não é esse bagre ruim que parte da torcida do Santos o considera….* a mais tem o da copinha, sim é apenas uma promessa que podia testar pra ver no que vai dar, por que o keivson sem chance.
FJ só completou 200 jogos pois estava no Santos que não tem um bom lateral esquerdo ou direito há tempos. Ao contrário do Madson que pelo menos sabia cabecear, esse não ataca, não defende, ótimo para jogar aquele society com uma turma de 50 ou 60, mata no peito, olha, passa….e é isso. Tem muita gente que acha que ele joga, interesse de outros clubes não é selo de qualidade, vendemos VÁRIOS perebas que a imprensa também diziam que seriam da seleção, vide Kayke, Ângelo e cia.
200 jogos , DUZENTOS JOGOS !
Com quantas participações pra gol ? ( Que não seja do adversário porque bola nas costas é direto ).
Quantos cruzamentos que resultaram em gol ?
Quantas roubadas de bola ?
Quantas finalizações certas, passes … ?
Não sei como um peso morto consegue ficar tanto tempo num clube assim.
Diante na mediocridade que virou o futebol brasileiro, Felipe Jonatan pode ser considerado um bom jogador, não é nenhum craque mas faz o bê a bá. Ontem mesmo no clássico lá em Itaquera ficou nítida a baixíssima qualidade do futebol Brazuca, teve momentos em que parecia jogo de Peteca.
Felipe Jonatan, atuando como ala, vai bem no 3-5-2 e olhe lá. Não comprometeu nos dois primeiros jogos no 4-3-3 de Carille, mas tudo indica que ficará nisso. Não apostaria um centavo nele como solução ideal para nossos eternos problemas nas laterais. No entanto, seria ilógico negar que, das opções atuais, ele é o que menos compromete.