Fernandinho retornou de empréstimo do Naútico em setembro (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O atacante Fernandinho, será mais um jogador que estava ‘afastado’ no ‘Grupo B’ do Santos que deve reforçar o Sub-20 na disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O Diário do Peixe já trouxe que o goleiro Diógenes, que está no profissional, além dos outros ‘renegados’ os volantes João Victor ‘Balão’ e Kevin Malthus devem ganhar minutagem.

A equipe do técnico Orlando Ribeiro ainda poderá ter outros garotos que possuem idade para atuar no torneio e, assim, estarem na ‘vitrine’. Os times que vão disputar o Aspirantes podem inscrever atletas de forma ilimitada, nascidos a partir de 2001. Com execeção do lateral Dodô, é o caso de outros quatro atletas sem futuro definido: os volantes Rafael Moreira e Matheus Nunes e os atacantes Victor Michell e Andrey.

O Sub-20 será responsável pela gestão do torneio, uma vez que o Sub-23 foi ‘extinto’ do Peixe. No Grupo B, o Alvinegro está do lado de Goiás, Vila Nova, Cuiabá, Juventude, Criciúma, Red Bull Bragantino e Mirassol. Os Meninos da Vila têm estreia prevista contra o Cuiabá na quarta-feira (25), às 16 horas, no CT Manoel Dresh.

Leia também: Santos encaminha o empréstimo do meia Ed Carlos para o futebol da Grécia

HISTÓRICO FERNANDINHO

Fernando Paiva retornou de empréstimo do Naútico recentemente e logo foi integrado ao ‘Grupo B’. O vínculo com o time de Pernambuco acabaria em outubro, mas como a janela de transferências encerrou no dia 2 de setembro. A equipe de Recife antecipou a volta do jogador ao Alvinegro.

Pedido da antiga comissão técnica, o Naútico passou por mudanças no Departamento de Futebol e o garoto acabou perdendo espaço. Foram apenas onze jogos, sendo nove pelo Campeonato Pernambucano e outros dois pela fase de grupos da Copa do Nordeste. Anunciado lá em dezembro, O Menino da Vila, que é nascido em 2003, poderia ter atuado pela última Copa São Paulo em janeiro.

Quando foi emprestado, atuava pelo Sub-20 e agora ‘estourou’ a idade para as categorias de base. Ele tem vínculo apenas até dezembro. Natural de Uberaba (MG), o jogador era titular consolidado no ataque do técnico Orlando Ribeiro e atua como ponta. Ele estava no plantel da equipe campeão do Paulista Sub-20 em 2022.

Na última temporada, Fernando marcou um gol em sete jogos na Copinha, no Paulista Sub-20 foram 7 gols em 19 partidas. No Brasileiro, foram 5 gols em 12 confrontos enquanto na Copa do Brasil mais três duelos. Pelo elenco principal, Fernandinho ficou no banco do empate com o Deportivo Táchira (Venezuela) em 1 a 1, no Pueblo Nuevo, pela ida das oitavas de final da Sul-Americana em 2022.

Porém, chegou a estrear no empate com a Ferroviária por 1 a 1, na Vila Belmiro, pela fase de grupos do Paulistão de 2021. Ele entrou aos 41 minutos da segunda etapa no lugar de Allanzinho.