Em obras, Pacaembu não receberá a final da Copinha pelo terceiro ano seguido (Foto: Divulgação)

Sem condições de receber jogos, o Pacaembu não será o palco da final da Copinha pelo terceiro ano consecutivo. Nesta terça-feira (16), a Federação Paulista de Futebol emitiu um comunicado confirmando o veto ao estádio para a decisão que ocorrerá no próximo dia 25, por motivos de conforto e segurança.

A ideia inicial da Federação era que o estádio tivesse a final da competição, mas com apenas a arquibancada norte liberada (cerca de 10 mil pessoas) e com um gramado sintético, mesmo com boa parte do estádio em obras. No entanto, acabaram recuando, e o palco da final será definido conforme os finalistas, assim como nos anos anteriores.

O primeiro ano em que isso aconteceu foi em 2022, quando a final foi entre Palmeiras x Santos. Por ser dono da melhor campanha, o rival do Peixe escolheu que a decisão seria em seu estádio, no Allianz Parque, o que gerou grande insatisfação da diretoria alvinegra.

No ano seguinte, em 2023, a FPF havia deixado claro que a final seria no Canindé. No entanto, caso um dos quatro grandes do estado de São Paulo chegasse à final, poderiam escolher o palco da decisão. Santos e Palmeiras estavam novamente entre os semifinalistas em chaves opostas, e se a final fosse reeditada, o Peixe novamente não teria o mando do jogo.

Entretanto, o Santos caiu na semifinal para o América-MG, enquanto o Palmeiras conseguiu a vaga na finalíssima novamente. A decisão acabou não sendo no Allianz Parque devido a um show no estádio, então o jogo aconteceu no Canindé e com mando alviverde.

Por se tratar de uma final ocorrendo na data do aniversário da cidade de São Paulo, o jogo tem que ocorrer obrigatoriamente na capital paulista. Com isso, o Santos seria o único dos quatro times que não teria um estádio próprio para escolher.

Neste ano de 2024, o Santos tem 100% de aproveitamento na competição, com uma campanha melhor do que a de seus rivais Corinthians e São Paulo, que estão do lado oposto na chave. Se isso se mantiver e os Meninos da Vila chegarem à final contra um deles, a equipe poderá escolher em qual estádio da capital jogar ou aceitar a final no Canindé. Em ambos os cenários, seria com torcida única santista.

Leia também: