Marcelo Frazão deixou o Flamengo para assumir o Departamento de Comunicação e Marketing do Peixe (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Marcelo Frazão, executivo de comunicação de Comunicação e Marketing, trouxe três patrocinadores e renovou o contrato de um deles desde que chegou ao clube em abril deste ano. Frazão, que estava no Flamengo, conseguiu a Philco para as costas, a Orthopride para os números da camisa e a Unicesumar para os calções, além de renovar com a Caixa para o espaço máster.

Com apenas manga, omoplata e meião restando, o executivo, em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO PEIXE, disse que não acredita em novos patrocinadores ainda neste ano. Ele explicou as mudanças que vem ocorrendo no programa Sócio Rei e revelou: a posição ocupada pelo Santos no ranking de associados adimplentes incomoda.

Confira a entrevista abaixo:

Diário: O programa Sócio Rei vem passando por diversas mudanças, desde a diminuição do preço dos ingressos até parcerias e descontos em outras áreas. Hoje o programa já te agrada? O que você, como executivo, ainda pretende fazer para deixá-lo ainda mais atrativo?

Frazão: Avançamos muito na questão dos preços de ingressos, descontos com patrocinadores, contato com sócios via SMS e ações como a de ligações de atletas e técnico, que já refletiram no aumento da participação dos sócios no público total das últimas partidas. Mas estamos ainda apenas no início das mudanças necessárias para tornar o programa mais atrativo, eficiente e com um número de sócios compatível com a grandeza do clube.
Precisamos ainda de uma melhor divulgação do programa, diferenciação entre as categorias, premiar torcedores mais frequentes, aprimorar a redes de benefícios, recadastramento para melhoria da qualidade da base, melhorar as formas de pagamento e cobrança e o lançamento do app, que foi adiado para acomodar em sua primeira versão já algumas dessas mudanças. Até o final do ano pretendemos completar toda a reformulação do SÓCIO REI.

Diário: Quando você chegou ao Santos, quantos Sócios adimplentes o clube tinha e qual era a média de adesões por mês? E agora com essas mudanças, quantos sócios adimplentes temos e qual é a média mensal de adesões?

Frazão: Hoje estamos apenas na 13a posição do ranking do Futebol Melhor com 23.270 sócios adimplentes. É uma posição extremamente incômoda e totalmente incompatível com o tamanho da nossa torcida. Em breve devemos melhorar esse número com o esforço de resgate de inadimplentes, com o impacto do apelo da libertadores e volta dos jogos do brasileiro pós-copa e de novas associações impulsionadas em especial pela nova política de preços para o Sócio Rei.

Diário: Há muito tempo o Santos não tem tantos patrocinadores. Como fazer pra valorizar a marca do Santos que, apesar de mundialmente famosa, não tem tanta exposição na grande mídia?

Frazão: A marca do Santos é gigantesca, toda a nossa mística com o profissional e a nossa joia, que é a base. Temos um grande potencial de maior apelo junto aos patrocinadores. O trabalho de prospecção tem que ir além da simples exposição de marca, mas sim também como uma plataforma de relacionamento e ativação, como mostram as primeiras ações com os nossos novos parceiros. Em relação à exposição na grande mídia, o cenário é muito positivo com a nossa participação em todas as grandes competições do calendário, aumento de número de jogos no Pacaembu, novas contratações de peso e termos um talento especial como o Rodrygo por mais um ano conosco.
É importante destacar a força de nossa presença digital, somos o 5o clube no ranking digital entre os clubes brasileiros e queremos melhorar ainda mais estes números.

Diário: Alguns desses patrocinadores dão ‘mais do que dinheiro’ ao clube, como a Orthopride e a Unicesumar. Por conta dessa questão diferenciada, o valor pago pelas empresas é muito inferior ao que seria pago caso não houvesse a ‘parceria’ para atendimento odontológico e cursos de graduação? É uma visão diferente do usual conseguir trazer um ganho maior do que apenas dinheiro ao clube, qual a importância de patrocínios feitos nesse molde e com quais outras áreas pode-se aplicar o mesmo modelo?

Frazão: Não há uma redução do investimento financeiro neste tipo de patrocínio, mas sim uma integração da plataforma do clube (atletas, sócios e funcionários) com as atividades dos patrocinadores. Parcerias neste modelo aumentam a visibilidade e retorno às empresas e fortalecem o clube e seu programa de sócios.

Diário: Os espaços vazios da omoplata, manga e meião já tem algo em vista para serem ocupados?

Frazão: Seguimos trabalhando para alguma parceira ainda este ano, mas o mais provável pelo calendário e programação de orçamento das empresas é que tenhamos novos parceiros a partir da virada no ano.