Gabriel Barbosa comemora seu gol contra Ferroviária ao lado de Arthur Gomes (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Gabigol marcou em sua volta ao Santos, e essa foi a boa notícia deste sábado. A ruim foi que o time esteve duas vezes à frente no placar, mas ainda assim não conseguiu vencer a Ferroviária em Araraquara. O empate por 2 a 2 foi o terceiro jogo consecutivo sem vitória do Peixe no Campeonato Paulista.

O Santos perdeu a liderança do Grupo D da competição para o Botafogo, que venceu o Ituano por 1 a 0, em Ribeirão Preto, e agora tem nove pontos, um a mais do que os santistas.

A defesa da Ferroviária sofreu desde o início do jogo com a pressão do ataque santista, que teve Gabigol como centroavante e Eduardo Sasha na ponta esquerda. Embora tenha exagerado nos lançamentos longos, o Santos foi a campo decidido a se impor e a abrir o placar o mais rápido possível.

Algumas boas oportunidades foram perdidas, e por isso o gol demorou a sair. Foi só aos 28 minutos que o Peixe recebeu a recompensa por sua boa atuação. Após receber um passe primoroso de Renato, que atuou como cabeça de área, no lugar do suspenso Alison, Daniel Guedes cruzou a bola na cabeça de Eduardo Sasha, que fez seu segundo gol pelo clube.

Gabigol teve a primeira grande chance de marcar na sua reestreia quando recebeu um ótimo passe de Sasha, mas esbarrou no goleiro Tadeu. Ia tudo bem para o Santos, até que Caju cometeu um pênalti no lateral-direito Alisson. Para alívio da nação santista, o sempre ótimo Vanderlei defendeu a cobrança de Velicka.

O intervalo fez muito mal ao Santos, por estranho que pareça. O time da Ferroviária acelerou o jogo na segunda etapa e o Peixe se perdeu. Foram tantas as falhas da defesa alvinegra que, em uma delas, Léo Castro empatou a partida. Por sorte, os santistas conseguiram dar uma resposta bem rápida. Dois minutos depois do empate, Daniel Guedes arrancou com a bola desde o campo de defesa e, na entrada da área adversária, rolou para Gabigol, que tirou um zagueiro da jogada com frieza e finalizou com categoria.

O gol do camisa dez, porém, não garantiu a vitória ao Peixe. Uma falta na ponta esquerda da Ferroviária foi cobrada para a área, a defesa santista errou de novo e o zagueiro Luan marcou. O novo empate desnorteou o time de Jair Ventura, que não teve calma, nem fôlego, para voltar a controlar o jogo e teve de engolir o empate.

FICHA TÉCNICA

Ferroviária 2 x 2 Santos
Campeonato Paulista – Primeira Fase
Local: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Renda: R$ 165.160,00
Público: 3.861 pagantes
Gols: Eduardo Sasha, aos 28 minutos do 1º Tempo; Léo Castro, aos 18, Gabigol, aos 20, e Luan, aos 31 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Hygor, Welinton Júnior, Moacir, Marco Damasceno, Daniel Guedes, Gabigol e Rodrygo

Ferroviária: Tadeu; Alisson, Patrick, Luan e Daniel Vançan (Marco Damasceno); Bruno Silva, Moacir e Velicka; Misael (Welinton Júnior), Eliandro (Léo Castro) e Hygor; Técnico: PC de Oliveira
Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, David Braz, Gustavo Henrique e Caju; Renato, Vecchio (Léo Cittadini) e Jean Mota; Arthur Gomes (Rodrygo), Gabigol (Yuri Alberto) e Eduardo Sasha. Técnico: Jair Ventura