Gil, zagueiro do Santos, consolidou-se como um dos pilares do time não apenas por sua performance em campo, mas também pelo seu físico mesmo aos 37 anos. De acordo com dados do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory), o defensor jogou um total de 5.677 minutos nos últimos 365 dias, tornando-se o segundo zagueiro com mais minutos em campo no mundo todo nesse período.
Desses minutos, 1.675 foram vestindo a camisa do Santos nesta temporada, o restante foi pelo seu ex-clube Corinthians. Apesar de estar na faixa dos veteranos, Gil mostra que a idade não é um obstáculo para sua consistência e dedicação.
O zagueiro se destaca como o jogador de linha com mais tempo de jogo pelo clube em 2024, ficando apenas atrás do goleiro João Paulo, que atuou por 1.689 minutos. Sua presença em campo tem sido fundamental para o desempenho da equipe, contribuindo para a melhoria do setor defensivo.
Sua liderança se faz presente não apenas durante os jogos, mas também nos treinamentos e na organização do sistema defensivo da equipe que sofreu 14 gols em 17 jogos, além de não ter sido vazado em oito desses jogos. Comparando com a temporada anterior, o Santos apresenta números bem mais sólidos na defesa, quando o time sofreu 87 gols em 62 partidas.
O impacto de Gil vai além do campo de jogo, influenciando também nas decisões sobre seu futuro. Inicialmente cogitando aposentar-se ao final de 2024, o zagueiro recebeu um pedido da diretoria santista, juntamente com o técnico Fábio Carille, para reconsiderar essa decisão e estender sua carreira por mais um ano.
Confira TOP-5 do CIES Football Observatory dos zagueiros que mais aturam nos últimos 365 dias:
1- Fidel Escobar (Dep. Saprissa – CRC) – 6.452 min
2- Gil (Corinthians e Santos) – 5.677 min
3- Fabrício Bruno (Flamengo) – 5.622 min
4- Gustavo Gómez (Palmeiras) – 5.452 min
5- Otamendi (Benfica – POR) – 5.266 min
Leia também:
Esse aí com um bom esquema joga até os 40 fácil…..excelente contratação que além de resolver o problema da zaga , fará muita diferença no futuro da carreira de Joaquim e principalmente o Jair
Gil da pra chamar de atleta profissional, cuida da saúde e físico e faz uma preparação específica como ele mesmo disse na entrevista esses dias, parabéns é um exemplo no clube e olha que fui contra a vinda dele mas mudei de ideia
Esse não podemos perder, se tivéssemos um goleiro confiável nosso miolo de zaga seria um dos melhores do Brasil.
Uma pena que não demos ao Gil o titulo do Paulista, erros dos bocós JP, Felipe bunda jonathan e pra completar a lambança no segundo tempo o menino maluquinho Hayner fez a dele também, enfim
Excelente zagueiro, sério e tranquilo, falta um golzinho de cabeça dele pelo peixão, ainda tem muita lenha pra queimar, foi realmente uma pena ele não ter sido campeão paulista pelo Santos conforme disseram acima.