A TV Globo anunciou a rescisão de contrato com a Conmebol para a transmissão da Copa Libertadores da América. A emissora tentava uma renegociação dos valores devido à pandemia do coronavírus, mas não chegou a um acordo com a entidade que comanda o futebol na América do Sul e optou pela rescisão.
Com a decisão da emissora, dois jogos do Santos podem ficar sem transmissão. As partidas do Peixe como mandante contra Olimpia, do Paraguai, dia 15 de setembro, e contra Defensa Y Justicia, da Argentina, dia 20 de outubro, estavam programadas para o canal SporTV. Os jogos contra Delfin, do Equador, e contra o Olimpia, no Paraguai, estão programados para o Facebook Watch.
No comunicado sobre a rescisão (veja abaixo), a Globo não descartou um novo acordo para a transmissão da competição. Existe ainda a possibilidade de a Fox Sports assumir a transmissão das duas partidas. No momento, porém, os jogos serão disputados sem transmissão de TV.
O Santos corria o risco também de estrear no Brasileirão sem TV, mas a Globo fechou com o Red Bull Bragantino nesta quinta-feira e a partida de domingo será transmitida pelo Premiere.
Confira a nota oficial da Globo
“Diante do cenário extremamente desafiador provocado pela crise econômica e potencializado pela pandemia de COVID-19, a Globo vem fazendo uma revisão completa de seu portfólio de direitos. Nesse contexto, e tendo em vista a suspensão daquela competição por vários meses, a empresa tentou renegociar com a Conmebol o contrato da Libertadores, válido até 2022, mas infelizmente não houve acordo.
Assim, não restou alternativa à Globo a não ser rescindir o contrato. Grandes players mundiais têm sido obrigados a renegociar seus acordos sobre eventos esportivos em razão da crise econômica provocada pela COVID-19, que, no Brasil, ainda é acentuada pela desvalorização cambial, que multiplica o valor dos contratos em dólar.
Como principal competição de clubes das Américas, a Libertadores continua sendo importante para a Globo. No entanto, para que sua transmissão seja viável e satisfatória para todas as partes envolvidas, ela precisa se adequar à nova realidade mundial dos direitos esportivos e à situação econômica vivida pelo país. Por fim, é importante esclarecer que havia no contrato cláusula específica de rescisão em caso de suspensão da competição por períodos prolongados, por motivo de força maior.”
O SANTOS FC nunca foi priorizado pela Globo na libertadores da América então essa reportagem como foi colocada não passa de hipocrisia no meu modo de analisar…
Os jogos do Santos não são transmitidos por esta porcaria, em suma, não vai mudar na vida dele.
Esta notícia não fede e nem cheira.