O Santos tem vivido um verdadeiro drama quando o assunto é pênalti para os adversários neste Campeonato Brasileiro. São dez cobranças já realizadas contra o Peixe e todos resultaram em gol, uma das piores marcas de toda a competição. Os três goleiros santistas tiveram chances de defender pênaltis. Foram seis em João Paulo, três em John e um em Vladimir.
Somente um outro time também já teve dez cobranças contrárias com dez gols sofridos. O Grêmio também sofre com a estatística. Curiosamente, nove das cobranças foram no ex-santista Vanderlei. Fluminense (4), Internacional (4), Palmeiras (4), Sport (4) e Flamengo (2) também não tem nenhuma defesa.
O Peixe sofreu gols de pênalti nos últimos dois jogos, contra Grêmio e Atlético GO. A última defesa de pênalti por um goleiro do Santos foi de Everson, ainda em 5 de outubro de 2019, em chute de Rossi, na época no Vasco da Gama.
Conheça o canal do Diário no Youtube! Clique aqui.
Siga o Diário do Peixe no Twitter e no Instagram!
O rival São Paulo é o time com mais defesas de pênalti na competição. Tiago Volpi já defendeu cinco cobranças. Na última semana aconteceu uma defesa curiosa. Martín Sarrafiore, meia do Coritiba, precisou ir para o gol e defendeu o pênalti cobrado por Wellington Paulista, nos minutos finais do jogo contra o Fortaleza.
Quando o assunto é disputa de pênaltis, também faz tempo que o torcedor santista não tem motivos para comemorar. A última vitória foi contra o Botafogo-SP, nas quartas de final do Campeonato Paulista de 2018. Desde então, são três eliminações: para os rivais Palmeiras e Corinthians, nos Paulistas de 2018 e 2019, respectivamente; e para o Cruzeiro, na Copa do Brasil de 2018.
Recentemente, parece que de forma exagerada, o treinador de goleiros Arzul foi elevado à condição de ídolo do clube, com direito a fazer parte do mural ao lado de verdadeiros ícones do clube. Uma heresia.
Ocorre que os goleiros do Santos FC tem mostrado deficiências em alguns fundamentos.
Os arqueiros santistas não sabem sair do gol.
reginaldoOs goleiros do Santos FC também são péssimos na reposicao de bola. São frequentes as bolas devolvidas para o adversário ou jogadas para a lateral. Isso sem contar os sustos quando tentam jogar com os pés.
No caso das penalidades, todos os goleiros do Santos FC tentam adivinhar o canto e facilitam a vida dos atacantes. É só bater no meio do gol.
A 1a coisa que os goleiros de forma geral fazem é se atirar. Antigamente o goleiro aguardava mais e se o atacante batia no meio ele defendia. Hoje poucos goleiros pegam pênaltis.
Saudades do Rodolfo Rodrigues, Fábio Costa e o grande Rafael.
Creio que o TÉCNICO deveria cobrar do SR ARZUL que ensinasse os goleiros a como se portar na cobrança, para que consiga pegar um pelo menos.
João Paulo é um dos goleiros do Brasileiro que mais fez defesas difíceis!!!
Os dirigentes da gestão passada são tão débeis mentais mal intencionados, que na venda do Everson/Sasha, o Santos iria receber o WELISON de graça, em seguida o Peres recusou, e não recebeu nenhum outro e nem teve compensação financeira, MUITO ESTRANHO, é outro caso a ser investigado e cobrado na justiça! RUEDA, VAMOS APURAR ISSO DAÍ! PRAGMATISMO JÁ!!!