Gustavo Quinteros é novo treinador do Grêmio (Foto: Divulgação / GFBPA)

O Grêmio confirmou a contratação de Gustavo Quinteros como seu novo treinador. O técnico, que chegou a ser desejo do Santos, recusou uma proposta do clube paulista após afirmar que queria permanecer no Vélez Sarsfield, frustrando o planejamento da equipe santista, que já tinha um acordo verbal com o treinador.

O contrato de Quinteros com o clube gaúcho é válido até o final da próxima temporada. O treinador conquistou o Campeonato Argentino com o Vélez Sarsfield neste ano e também tinha uma proposta de renovação do clube argentino, mas optou pela oferta gremista.

Após a negativa de Quinteros, o Santos acertou com o português Pedro Caixinha, ex-técnico do Red Bull Bragantino. Curiosamente, Caixinha esteve próximo de fechar com o Grêmio antes de desistir para aceitar a proposta do Peixe, decisão que ocorreu após a chegada do novo CEO santista, Pedro Martins.

De acordo com apuração do Diário do Peixe, o executivo Alexandre Gallo viajou à Argentina para buscar alternativas antes do acerto com Caixinha. A demora no planejamento gerou insatisfação interna no Santos, com membros da diretoria criticando o trabalho de Gallo e pedindo sua saída. A preocupação era que o executivo contratasse um técnico fora do perfil definido pelo scout. Com a frustração na negociação com Quinteros, o presidente Marcelo Teixeira delegou ao novo CEO a responsabilidade de buscar um treinador.

Gustavo Quinteros tem um extenso currículo como treinador. Antes de comandar o Vélez, esteve à frente do Colo-Colo, do Chile, por quatro temporadas, entre 2020 e 2023. Além disso, soma passagens por clubes como Tijuana, Universidad Católica, Al Nassr, Al Wasl, Emelec e Bolívar.